Sala especial deverá ter isolamento acústico, iluminação adequada e mobília planejada
Os vereadores aprovaram, na sessão desta terça-feira, 16, projeto de lei que cria espaços de acolhimento para autistas nas escolas de Valinhos. A ideia é disponibilizar uma sala preparada para receber e proteger a integridade física e mental de alunos e servidores com autismo. A proposta é de autoria do vereador Alécio Cau (PSB).
De acordo com o texto aprovado em plenário, o espaço de acolhimento deverá ter algumas características específicas como isolamento acústico, que iniba os ruídos da escola; iluminação com menos densidade e mobília planejada preferencialmente sem quinas ou ângulos de 90° que possam representar riscos.
Maternidade e Responsabilidade Atípicas
Também foi aprovado na sessão projeto de lei do vereador Mayr (PSDB), que cria em Valinhos a Semana Municipal da Maternidade e Responsabilidade Atípicas, voltada à mãe ou responsável de filho ou dependente com síndrome rara ou deficiência. O objetivo é oferecer uma rede de apoio com conscientização e políticas públicas eficazes.
A Semana Municipal da Maternidade e Responsabilidade Atípicas será comemorada anualmente na terceira semana de maio, caso seja aprovada.
Marcelo Yoshida (PT) apresentou novamente projeto de lei para instituir o Dia Municipal de Luta contra a LGBTfobia, em Valinhos. É a terceira vez que o vereador tenta aprovar o texto em plenário. Em 2023 e em 2021, o projeto foi rejeitado por ampla maioria de votos. A proposta propõe uma reflexão sobre o respeito à diversidade sexual e combate à sua discriminação.
Henrique Conti (Republicanos) alertou para problema de esgoto na Avenida Invernada e também se mostrou preocupado com o risco de acidentes na Rodovia dos Agricultores, nas proximidades da entrada do Parque Portugal. “Está muito perigoso. É preciso instalar radares”.
O vereador também solicitou que seja repensada a faixa amarela pintada no viaduto Laudo Natel, no sentido Vila Santana.