Das 14 etapas até aqui, Max Verstappen venceu metade, mas vê equipes rivais se aproximarem
Por Bruno Marques
A 75ª temporada da história da Fórmula 1 chegou à metade. Embora essa metade não seja dividida matematicamente, há um consenso que a primeira parte termina antes das férias de verão na Europa.
Sendo assim, após o GP da Bélgica, foram cumpridas 14 das 24 etapas. Max Vertappen venceu sete, metade delas: Barém, Arábia Saudita, Japão, China, Emília-Romanha, Canadá e Espanha.
A outra metade está dividida entre seis pilotos: Carlos Sainz Jr., que ganhou na Austrália, Lando Norris (Miami), Charles Leclerc (Mônaco), George Russell (Áustria), Lewis Hamilton (Inglaterra e Bélgica) e Oscar Piastri (Hungria).
Ou seja, até o momento, sete pilotos de quatro equipes diferentes venceram na temporada. Algo que não ocorria desde 2012.
Poles
Entre as poles, dos 14 GPs realizados até o momento, Verstappen conquistou 8, sendo as 7 primeiras da temporada consecutivas. George Russell marcou duas poles, assim como Lando Norris e Charles Leclerc.
Análise da pontuação
Apesar de estar sem vencer há quatro corridas, as sete vitórias de Max Verstappen (Red Bull), entre outros resultados o mantém disparado na liderança com 277 pontos, 78 à frente de Lando Norris (McLaren), que tem 199.
Charles Leclerc (Ferrari) vem em terceiro 22 pontos atrás, com 177. Oscar Piastri (McLaren) está em quarto com dez a menos (167), e cinco a mais que Carlos Sainz Jr. (Ferrari), que tem 162.
Único que venceu mais de uma corrida além de Verstappen, Lewis Hamilton (Mercedes) está em sexto com 150 pontos, 12 a menos que Sainz e 19 a mais que Sergio Pérez (Red Bull). O mexicano soma 131 pontos, 15 a mais que George Russell (Mercedes), que conquistou 116 pontos.
Fechando o Top 10 até o momento, está a dupla da Aston Martin com Fernando Alonso em nono com 49 pontos e Lance Stroll com 24.