Banco Central lançará ferramenta para bloquear criação de novas chaves PIX e prevenir fraudes

 Foto: Marcello Casal jr/Agência Brasil

O Banco Central (BC) anunciou o lançamento de uma nova ferramenta que permitirá aos clientes bloquear a criação de novas chaves PIX em seu nome, reforçando a segurança do sistema e a prevenção de fraudes. A informação foi divulgada por Breno Lobo, chefe-adjunto do Departamento de Competição e de Estrutura do Mercado Financeiro do BC.

De acordo com Lobo, o modelo será semelhante ao serviço que estará disponível a partir de dezembro, no qual o cidadão poderá impedir a abertura de novas contas bancárias (corrente, poupança ou de pagamento) em seu nome. O objetivo é proteger o consumidor contra fraudes de identidade e cadastros indevidos.

“No Registrato, no começo de dezembro, haverá uma funcionalidade que a gente pode assinalar e proibir abertura de contas no seu nome. Se quiser de fato abrir uma conta, comunique ao BC, e volta no Registrato, aperta o botão e não permite abertura de conta. A gente vai fazer isso para chave PIX também em breve”, explicou o representante do Banco Central.

O Registrato, sistema digital do Banco Central, permite que o cidadão consulte empréstimos ativos, contas bancárias, chaves PIX cadastradas, cheques sem fundos e até operações de câmbio realizadas em seu nome.

A nova medida se soma a outras ações de segurança implementadas pela instituição. Desde outubro, o BC realiza bloqueios automáticos de chaves PIX sinalizadas pelas instituições financeiras como suspeitas de uso em golpes e fraudes.

Nos últimos meses, mais de 245 milhões de chaves PIX foram excluídas pelos bancos e usuários — a maioria por erros de digitação, mudança de agência, morte do titular ou cancelamentos voluntários. Além disso, as instituições passaram a oferecer em seus aplicativos um botão de contestação, que facilita a abertura de reclamações sem necessidade de contato humano.

Quer saber as últimas notícias de Valinhos, siga o nosso Instagram: https://www.instagram.com/jornalterceiravisao/

Leia anterior

Exposição Nacional de Orquídeas encanta Campinas com flores raras e entrada gratuita

Leia a seguir

Meta usará conversas com IA para direcionar anúncios e treinar inteligência artificial