Coach e manager concorre a prêmio internacional e fala sobre trajetória no cenário competitivo dos jogos eletrônicos


A valinhense Bárbara Gottardo Amador, de 28 anos, mais conhecida como Secretária (@coach.secretaria) é um dos nomes em destaque no cenário internacional de eSports. Coach e manager há quase seis anos, ela concorre ao Latam Awards 2025, na categoria “Melhor Coach”, que reconhece os principais profissionais da América Latina no universo dos jogos eletrônicos.
Moradora do Bosque dos Eucaliptos, Bárbara começou sua paixão pelos games ainda na infância. “Meu interesse começou muito pequena, quando achei meu primeiro Atari na casa dos meus avós. Depois veio o PlayStation 1, e dali em diante nunca mais parei”, relembra.
Com o tempo, a diversão virou profissão. Bárbara se apaixonou pelo jogo Mobile Legends, um dos maiores títulos do gênero MOBA. “O que me atraiu é o equilíbrio entre desempenho físico e mental. É um jogo em que a inteligência e a mecânica podem mudar o destino de qualquer partida”, explica.
Hoje, ela atua como coach e manager, responsável por montar equipes, planejar treinos, analisar adversários e cuidar da rotina e estrutura dos times. “É um trabalho intenso, que começa às 10 da manhã e muitas vezes vai até as 11 da noite”, diz. Atualmente, está como Free Agent, montando uma nova equipe e negociando com organizações do Brasil, Arábia Saudita e Indonésia.
A trajetória não foi fácil. “Quando comecei, o cenário ainda se estruturava e as funções de coach e manager eram pouco conhecidas. Também havia preconceito por ser mulher em um meio masculino. Muitos duvidavam da minha capacidade antes mesmo de conversarem comigo”, conta.


Mesmo assim, Bárbara se destacou. “Em cinco anos, estive entre os melhores e formei inúmeros novos pro players”, afirma. Ela também celebra ter sido a primeira mulher e única coach a participar de um mundial misto de Mobile Legends. “Na Indonésia, mulheres me abraçaram agradecendo pelo espaço que eu estava conquistando. Foi inesquecível.”
Para ela, o segredo do sucesso é equilíbrio. “O eSport é estressante, por isso sempre busco incluir psicólogos e momentos de descontração para aliviar a pressão.”
Indicada ao Latam Awards 2025, Bárbara vê a nomeação como recompensa por anos de dedicação. “Representa alívio e perseverança. Estou cada vez mais próxima de alcançar minha meta: ser reconhecida entre os melhores coachs do mundo.” Vote na Bárbara: https://l1nq.com/Zvsa0
Quer saber as últimas notícias de Valinhos, siga o nosso Instagram: https://www.instagram.com/jornalterceiravisao/