Barretos, a terra do peão de boiadeiro!

A Festa do Peão de Boiadeiro de Barretos é um dos principais atrativos da cidade que fica no interior de São Paulo e é mundialmente conhecida justamente por causa desta festa

O mês de agosto é ideal para conhecer a cidade de Barretos, no interior de São Paulo, pois é quando acontece a famosa Festa do Peão de Boiadeiro de Barretos, que nesse ano está chegando a sua 65ª edição, e com um gostinho especial, pois volta com a presença do público; agosto também é o mês de aniversário do município. Graças a esta festa é que a cidade ficou conhecida não apenas nacionalmente, mas também mundialmente! Mas Barretos não é só a festa do peão, tem muita coisa interessante para se conhecer na cidade.

E se você não dispensa uma selfie, não deixe de maneira alguma de tirar belos retratos tendo ao fundo a enorme estátua do Parque do Peão / Ken Chu – Expressão Studio

Barretos está localizada ao norte do Estado de São Paulo, distante 427 km da Capital, com população estimada de 114 mil habitantes. Próspera e desenvolvida, Barretos conta com importantes centros educacionais e saúde de ponta, destacando-se o Hospital do Amor, que trata de pessoas com câncer, referência na América Latina no tratamento da doença.

Independente se você gosta ou não de rodeio, Barretos é um ótimo roteiro para as férias. A cidade é rica em entretenimento e atividades durante o dia, ao entardecer e à noite, seja ele passeio cultural, ao ar livre ou se divertir com compras e lazer. A Rua 43 é o point mais badalado na época da Festa do Peão, onde se concentra diversos estabelecimentos especializados em moda country.

Este ano o Rodeio de Barretos acontece entre os dias 18 a 28 de agosto de 2022 (depois de dois anos sendo exibido de forma online, devido à pandemia) com shows em todos os dias, exceto no último. Entre os artistas sertanejos que se apresentarão, destacam-se Zé Neto e Cristiano, Jorge e Mateus, Gusttavo Lima, Maiara e Maraisa e muito mais. Além de apresentações musicais, a festa conta com inúmeras competições nacionais e internacionais de rodeio, da queima do alho, de música raiz e des­file de comitivas. Um prato cheio para quem gosta!

Para quem gosta de arte, o Atelier Maison D’ Amisy apresenta a trajetória do famoso artista plástico Renato D´Amisy que nasceu na cidade / Ken Chu – Expressão Studio

E para quem não dispensa um bom artesanato, a notícia que se tem é que os artesãos da cidade são preparados e capacitados para atender as demandas dos turistas apresentando produtos de alta qualidade. A produção artesanal pode ser encontrada em lojas de souvenir espalhadas pela cidade e em pontos de vendas nos atrativos turísticos. Uma opção que não pode deixar de ser visitada é a fábrica artesanal de chapéus.

Comida típica do interior, com pratos de encher os olhos e principalmente a barriga, assim é a gastronomia de Barretos com seus inúmeros restaurantes. Não deixe de maneira nenhuma de experimentar a Queima do Alho, com toda a cultura tropeira incluída, desde os ingredientes, do modo de preparo e da apresentação visual. Com certeza, uma verdadeira delícia do local.

Pensando em recarregar as energias, então não deixe de conhecer a Estância Ecológica Canaã, o local conta com extensa área verde preservada / Ken Chu – Expressão Studio

Para quem gosta de arte, o Atelier Maison D’ Amisy apresenta a trajetória do famoso artista plástico Renato D´Amisy que nasceu na cidade. O artista percorreu o mundo e conquistou várias premiações na Europa. Uma visita simplesmente imperdível!

No Rio das Pedras Country Club tem diversão garantida para toda a família. A atração conta com infraestrutura completa para entreter a todas as idades. E para quem gosta de pesqueiro uma boa opção é o tradicional Pesqueiro Casarão, que oferece ao visitante um ambiente bucólico e cheio de nostalgia. O centenário casarão preserva sua arquitetura da época e mantém espelho d´água que formam os lagos para a pesca.

E se você não dispensa uma selfie, não deixe de maneira alguma de tirar belos retratos tendo ao fundo a enorme estátua do Parque do Peão. Projetado por Oscar Niemeyer o local chama a atenção de quem passa pela região. Com infraestrutura completa, o espaço conta também com o Rancho do Peãozinho, Vila Ecológica, lojas de souvenires, entre outros.

Para quem aprecia o turismo religioso e histórico, a pedida é ir à Catedral Divino Espírito Santo. Destaque para o Museu Sacro com rico acervo formado por imagens, objetos e documentos / Ken Chu – Expressão Studio

Aos apaixonados por flores, a dica é visitar o Orquidário Rancho da Serra, o endereço certo para conhecer várias opções de orquídeas. Chegando ao local, o visitante desfruta de belas imagens proporcionadas pelas diferentes espécies da planta.

Já o Museu Municipal Ruy Menezes integra a história de desenvolvimento da cidade. O prédio foi construído no século passado com arquitetura neoclássica.

A Fazendinha Vovô João é um espaço ideal para os aficionados ao dia a dia do campo. A atração preserva e resgata a cultura da roça e oferece aos visitantes diversas atividades para interagir com os animais e com a natureza.

Pensando em recarregar as energias, então não deixe de conhecer a Estância Ecológica Canaã, o local conta com extensa área verde preservada que forma belas paisagens e também oferece ao visitante área para pescar e opções de lazer.

Muito bonito é apreciar o prédio da antiga estação ferroviária, outrora promissora do desenvolvimento de Barretos, e hoje chamada de Estação Cultural oferece extensa programação artística e de cultura.

Para quem aprecia o turismo religioso e histórico, a pedida é ir à Catedral Divino Espírito Santo. Construída em estilo greco-romana abriga uma decoração em estilo neoclássico. Destaque para o Museu Sacro com rico acervo formado por imagens, objetos e documentos. Em Barretos também tem a Cidade Maria, um espaço que abriga Congregações Religiosas para formação de futuros religiosos. Local apropriado para realização de cursos, encontros e retiros.

Muito bonito é apreciar o prédio da antiga estação ferroviária, outrora promissora do desenvolvimento de Barretos e hoje, chamado de Estação Cultural oferece extensa programação para a população em geral / Ken Chu – Expressão Studio

Barretos oferece inúmeros hotéis e pousadas, além de casas para temporadas para todos os gostos e bolos. Um dos mais requisitados é o Barretos Country Hotel & Acquapark, o primeiro resort country do Brasil.

Quem já foi à Barretos se apaixonou pelo lugar e quer voltar outras vezes, e quem for certamente se encantará pela magia do lugar!

O Barretos Country Hotel & Acquapark, o primeiro resort country do Brasil / Ken Chu – Expressão Studio

Leia anterior

Saiba mais sobre a homeopatia

Leia a seguir

Festa de Sant’Ana começa neste sábado (23), em Valinhos