Após 1 ano e 9 meses internada, bebê com doença rara finalmente vai para casa em Valinhos

A chegada foi recebida com festa pelas avós, que aguardavam em frente à residência

Foto: Reprodução/EPTV

A pequena Lorenna, de 1 ano e 9 meses, conheceu sua casa em Valinhos pela primeira vez nesta segunda-feira (15), depois de passar toda a vida em hospitais. Diagnosticada com pseudo-hipoaldosteronismo tipo 1, uma doença rara que atinge uma a cada 116 mil crianças, ela agora seguirá o tratamento em regime de home care.

A despedida do hospital foi marcada por emoção. Enfermeiras prepararam um corredor com placas cor-de-rosa e frases como “Missão cumprida” e “Alta da Lorenna”. Também houve a leitura de uma carta em homenagem à bebê, considerada a “mascote” da UTI do Hospital PUC-Campinas, onde esteve nos últimos três meses. “Ela anima a gente a trabalhar mais, sempre atenta a tudo ao redor”, contou a técnica em enfermagem Gabrielly Soprani.

A família enfrentou uma longa batalha para garantir o atendimento domiciliar. O plano de saúde chegou a negar a transferência, mas, após decisão judicial, Lorenna pôde finalmente deixar o hospital. “Agora vai ser um novo ciclo, a família está reunida e toda a dedicação será para o desenvolvimento dela”, disse o pai, Melquizedeque Oliveira.

O momento também foi de apreensão para a mãe, Alessandra: “Estou com medo, porque nunca a levei para casa. Mas eu vou com medo mesmo”.

A chegada foi recebida com festa pelas avós, que aguardavam em frente à residência. “Esse é um dia muito esperado. Agora vamos vivenciar o milagre de Deus”, disse Isabela Maria Aguiar.

O quarto da bebê, preparado desde a gestação, foi adaptado para receber equipamentos semelhantes aos usados no hospital. Uma equipe de enfermagem acompanhará Lorenna 24 horas por dia, garantindo segurança no tratamento.

Para a família, o retorno ao lar encerra um ciclo de quase dois anos de internações e saudade. “Um ano e nove meses depois, finalmente temos a nossa família reunida em casa”, celebrou Alessandra.

Foto: Reprodução/EPTV

Leia anterior

Mesatenistas de Valinhos brilham na 11ª Etapa da Liga Nipo Brasileira

Leia a seguir

Zezé Motta ministra masterclass gratuita na 15ª Mostra Curta de Campinas