Labrador de cinco meses foi escolhido por votação popular e já iniciou treinamento para atuar em apresentações e operações da guarda municipal
A Guarda Municipal de Campinas anunciou o nome do novo cão policial do canil da corporação: Black. A escolha foi feita por meio de uma enquete realizada nas redes sociais da Prefeitura e da Guarda Municipal, onde a população pôde votar entre quatro opções: Black, Mufasa, Duck e Barney. Com 40% dos 2.560 votos, o nome Black foi o mais escolhido. A votação aconteceu entre os dias 24 de fevereiro e 24 de março.


Black é um labrador preto macho de cinco meses e já iniciou seu treinamento avançado no Canil da Guarda Municipal. O filhote está sendo adestrado com comandos de obediência avançada e truques do estilo freestyle, conhecido como “showdog”. Esse tipo de adestramento é voltado para apresentações, nas quais os cães demonstram habilidades como responder a comandos sem guia, transpor obstáculos e realizar truques interativos com o público.
Diferente do treinamento voltado para faro e ataque, o adestramento de showdog utiliza reforço positivo, com petiscos e brinquedos, sem o uso de odores específicos ou equipamentos de mordida. O objetivo é preparar Black tanto para apresentações quanto para operações de faro de entorpecentes e armas.
O guarda municipal Gilmar Freire, condutor de Black, destacou que o filhote já demonstra habilidades promissoras e facilidade de aprendizado, características essenciais para o sucesso nas futuras atividades. A previsão é que, entre um ano e meio e dois anos, Black esteja pronto para atuar tanto nas operações de segurança quanto nas apresentações para o público.
Com a chegada de Black, o Canil da Guarda Municipal de Campinas agora conta com dez cães. Além dele, a equipe inclui os pastores belga de malinois Flecha, Cheddar, Hunter, Swat, Joe e Tupã, os pastores alemães Jin e Khorus, além do beagle Bart.