News

Bombeiro de Vinhedo auxilia nas buscas e resgates de mais de 50 pessoas no Rio Grande do Sul

“Com a Graça de Deus, conseguimos salvar muitas vidas. Cada salvamento teve um gosto diferente de vitória.”, disse o bombeiro

Por Gabriel Previtale

Cristiano Barbo, 42 anos, é um bombeiro instrutor, enfermeiro e técnico em segurança do trabalho da cidade de Vinhedo. Com uma carreira marcada pela dedicação ao serviço público e ao bem-estar da comunidade, Barbo compartilha suas experiências e desafios em sua jornada profissional neste Dia Nacional do Bombeiro (26 de maio). Recentemente, fez parte de uma missão no Rio Grande do Sul, ajudando nas buscas e salvamentos de 52 pessoas e cerca de 40 animais.

Para Cristiano, a maior habilidade necessária na sua profissão é o treinamento constante e o conhecimento acumulado

“É um sonho de infância”, revela o bombeiro ao explicar sua escolha pela profissão. “Escolhi essa carreira pelo simples prazer de poder ajudar o próximo.” Barbo iniciou sua trajetória como voluntário aos 22 anos. “Dentro da própria instituição, tive a oportunidade de fazer diversos cursos, como instrutor de bombeiro civil, instrutor de selva e atendimento pré-hospitalar (APH).”

Para Cristiano, a maior habilidade necessária na sua profissão é o treinamento constante e o conhecimento acumulado. No entanto, ele destaca que o maior desafio é estar sempre preparado psicologicamente. “Não sabemos qual será a próxima ocorrência. Recentemente, estivemos na enchente do Rio Grande do Sul, ajudando nas buscas e salvamentos de 52 pessoas e cerca de 40 animais.”

Um dos momentos mais marcantes de sua carreira ocorreu recentemente no Rio Grande do Sul. “Com a Graça de Deus, conseguimos salvar muitas vidas. Cada salvamento teve um gosto diferente de vitória.”

Nas operações de busca e salvamento, Barbo e sua equipe utilizam botes, coletes salva-vidas e cordas. No entanto, ele ressalta que o melhor equipamento é o equilíbrio emocional. “Antes de tudo, fazemos um levantamento dos riscos iminentes e, com base nesses estudos, realizamos a execução da emergência.”

Aos que desejam seguir a carreira de bombeiro, Barbo deixa um conselho sincero: “Faça de coração e sem esperar reconhecimento, pois não há preço maior do que ajudar a salvar uma vida.” Cristiano Barbo exemplifica a dedicação e o compromisso necessários para uma carreira voltada ao serviço e ao salvamento, inspirando futuras gerações de bombeiros a seguirem seus passos com paixão e determinação.

Leia anterior

Valinhos realiza o 1º Festival Internacional de Dança na próxima semana

Leia a seguir

Paróquias de Valinhos realizam missa especial de Corpus Christi