Entenda as referências presentes na imagem


Por Rafaela Duarte
É possível enxergar um escudo, encimado por uma coroa que contém oito torres, de prata, mas apenas cinco são visíveis. Em campo azul, a representação de uma fábrica, de ouro, com quatro chaminés, em cima de um terrado verde, gerando ondulações, destacando, á direita, uma árvore de figo, no canto há um sol.
Já à esquerda, um galho de macieira, que se encontra abaixo e acima de uma sobreposição de uma faixa azul com a frase: In Libertate Labor, que em português significa “Em liberdade trabalhamos”.
O escudo é utilizado para representar o brasão de armas de Valinhos, também conhecido como escudo português, é um resgate histórico dos colonizadores. A coroa é o símbolo universal de domínio, classificando a cidade como Segunda Grandeza, ou seja, sede de Comarca.
A cor azul do campo é símbolo de nobreza, perseverança, zelo e lealdade, um dom do povo valinhense, evidenciado pelo esforço constante para o crescimento da cidade. A fábrica representa a indústria crescente no município; de ouro, para mostrar riqueza e o esplendor, ou seja, é um destaque a economia municipal. O terrado verde lembra o relevo da região, onde a agricultura é altamente praticada e a figueira mostra que o município de Valinhos é o maior produtor de figos do Brasil. Nos adornos exteriores, os galhos de macieira e figueira, frutificados, evidenciam os principais produtos da terra dadivosa e fértil.