News

Brasil pode se tornar inabitável em 50 anos, alerta a NASA

O aquecimento global pode tornar algumas regiões do Brasil inabitáveis até 2070 devido ao calor extremo e alta umidade, segundo relatório da NASA.

Mudanças climáticas podem fazer com que algumas regiões do planeta se tornem quentes demais para a habitação, de acordo com um relatório da NASA baseado em dados de satélites. O estudo prevê que, até 2070, áreas do Centro-Oeste, Nordeste, Norte e Sudeste do Brasil poderão se tornar inabitáveis devido ao calor extremo.

Essa previsão preocupante considera o conceito de “calor úmido mais extremo”, uma condição meteorológica marcada por altas temperaturas e elevada umidade relativa do ar. Esse tipo de clima, antes negligenciado, é perigoso porque a alta umidade reduz a eficiência da evaporação do suor, comprometendo a regulação da temperatura corporal.

A preocupação é válida: o estresse por calor é atualmente uma das principais causas de mortes relacionadas ao clima globalmente. Um relatório da Organização Mundial da Saúde (OMS) e da Organização Mundial de Meteorologia (OMM) revelou que, entre 2000 e 2019, o calor foi responsável por cerca de 489 mil mortes anuais em todo o mundo. Como esses números são subnotificados, estima-se que até 14,6 milhões de pessoas possam ter morrido anualmente devido ao calor.

Leia anterior

Número de Eleitores em Valinhos Cresce 22,46% para as Eleições de Outubro

Leia a seguir

Em corrida tumultuada, Oscar Piastri vence pela primeira vez na categoria