Recheado de jogos do Guarani, palco do título brasileiro de 1978
Nesta quarta-feira, dia 31 de maio, há exatos 70 anos, em 1953, o torcedor do Guarani tinha um estádio para chamar de seu. O Brinco de Ouro da Princesa foi inaugurado em um amistoso disputado contra o Palmeiras, em que o Bugre saiu vencedor pelo placar de 3 a 1.
O estádio foi e é até os dias atuais um palco extremamente importante para o futebol brasileiro. Afinal de contas, o estádio recebeu a seleção brasileira em maio de 1990, às vésperas de mais uma Copa do Mundo. Na ocasião, o Brasil bateu a Bulgária por 2 a 1, em amistoso preparatório para o mundial.
A torcida do Guarani certamente tem em mente inúmeros momentos inesquecíveis presenciados no Brinco. No dia 4 de fevereiro de 1982, quase 29 anos depois de ser inaugurado, o estádio conheceu a maior goleada até o presente momento. Em duelo válido pelo Campeonato Brasileiro, o Bugre goleou o River, do Piauí, por 8 a 0, sendo três gols de Careca.
O estádio também foi palco de alguns vices para a equipe campineira. Em 1986, na grande final do campeonato nacional diante do São Paulo, o Guarani foi derrotado nos pênaltis e, no ano de 1988, pelo Campeonato Paulista, o Corinthians sacramentou mais um título estadual.
Na história gigantesca da ‘Taba Bugrina’, o próximo capítulo acontecerá no domingo, dia 4 de junho, a partir das 15h30, quando o Bugre encara o CRB pela décima rodada da Série B do Campeonato Brasileiro. Um fato é certo, o torcedor, independente da fase do clube, continua apoiando intensamente e tem muito carinho pelo estádio, que, para muitos, é tratado como a segunda casa.
Confira os 10 maiores artilheiros do Bugre no Brinco:
1º – Careca: 80 gols
2º – Jorge Mendonça: 56 gols
3º – Fumagalli: 55 gols
4º – Osvaldo: 49 gols
5º – Renato e Fifi: 44 gols
7º – Neto: 41 gols
8º – Zenon: 39 gols
9º – Villalobos: 38 gols
10º Américo Murolo e Paulo Leão: 37 gols