

Moradora de Vinhedo desde 1993, Cacilda Franco Ribeiro é dessas figuras que parecem ter nascido para o palco, para a arte e para a vida em movimento. Escritora, dançarina, promotora cultural, modelo, ativista e colecionadora de premiações, ela prova que o tempo é apenas mais um ingrediente para quem escolhe viver com paixão.
Apaixonada pela escrita desde os seis anos, quando começou a aprender o famoso “bê-a-bá”, Cacilda só decidiu realizar o grande sonho literário aos 60. Já com filhas e netos criados, ingressou na Faculdade da Melhor Idade, onde foi incentivada por sua professora de literatura. “Parti para a poesia”, conta. E o resultado veio rápido: ganhou o segundo prêmio em um concurso estadual e lançou seu primeiro livro, a autobiografia Entre os Dois Portais do Tempo, obra que marcou o pontapé inicial de uma carreira que não parou mais.
Desde então, já publicou romances, obras infantis e participou de inúmeras antologias, como a recente Duzentos Anos de Dom Pedro II. Seu mais volumoso título, JARACATIÁ, tem 400 páginas. Já um de seus livros infantis até se tornou peça teatral. Entre os queridinhos da autora está Amberine Para Sempre, um romance que ela descreve com grande carinho.
Hoje, Cacilda integra quatro academias literárias, sendo a última internacional. É conselheira de literatura e livros do Centro Cultural de Vinhedo e criadora do “Café Literário by Cacilda Franco Ribeiro”, projeto que divulga e incentiva novos escritores. Em 2024, idealizou a exposição Divas das Artes Vinhedo, em homenagem a mulheres artistas da cidade, realizada em parceria com a Secretaria de Cultura, no Memorial Tuto Gasparini. Além das letras e da dança, Cacilda também promove moda em Vinhedo, desfilando para lojistas da cidade. No início de dezembro, participa de um desfile beneficente promovido pelo Lions Clube Internacional. E em 20 de dezembro, às 19h30, ela volta ao palco: será a icônica Elke Maravilha no espetáculo Cassino do Chacrinha, no Teatro Sylvia de Alencar Matheus. “Alô, alô, Terezinha!” promete agitar a plateia vinhedense com nostalgia e brilho.