Aos 11 anos, Caio conquista ouro em sua primeira competição de karatê

O atleta disputou a categoria Kata, de 10 a 11 anos (7/5 kyu), enfrentando cinco desafios até chegar à final e sagrar-se campeão

Por Gabriel Previtale

Setembro foi inesquecível para o jovem Caio Kita Martins, de apenas 11 anos. Morador do Jardim Santa Helena, em Valinhos, o atleta conquistou a medalha de ouro na sua primeira competição oficial de karatê, durante a 32ª Olimpesec, realizada no Clube Cultura, em Sousas, Campinas.

Caio disputou a categoria Kata, de 10 a 11 anos (7/5 kyu), enfrentando cinco desafios até chegar à final e sagrar-se campeão. Para a família, a vitória foi marcada por emoção e orgulho.

“Foi um misto de surpresa, satisfação e muita emoção. Mesmo sabendo que ele estava preparado, eu não imaginava que iria tão longe logo na estreia. Ver o Caio vencer luta após luta e conquistar o ouro foi indescritível”, contou o pai, Eduardo de Paula Martins, emocionado.

O interesse de Caio pelo karatê nasceu em casa. Eduardo iniciou na modalidade aos 11 anos, interrompeu a prática na adolescência e retomou apenas em 2023, aos 41 anos. O filho, que já treinava judô no Country Club Valinhos, acompanhou os treinos do pai e decidiu seguir pelo mesmo caminho. “No dia 21 de outubro de 2023, ele começou no karatê comigo. Foi uma alegria enorme”, relembra Eduardo.

Hoje, pai e filho treinam juntos no Dojô do Sensei Edson Cremasco, no Country Club Valinhos. Além do karatê, Caio também pratica judô e natação, sempre com incentivo da família.

A rotina esportiva é parte da vida de todos na casa dos Martins. “Nós valorizamos muito o esporte. Ele ensina disciplina, bons hábitos, socialização e fortalece valores que servem para qualquer área da vida. Queremos que nossos filhos cresçam equilibrados e responsáveis”, destaca Eduardo.

De acordo com ele, os reflexos já são visíveis. “É nítido ver o crescimento do Caio, tanto no esporte quanto no dia a dia. Recebo muitos elogios pela postura e educação dele. Isso nos enche de orgulho.”

Com apenas 11 anos e já com um título importante no currículo, Caio inicia uma trajetória promissora nas artes marciais, inspirado pelo exemplo do pai e motivado pelo apoio da família.

Leia anterior

Incêndio atinge área de preservação ambiental em Valinhos

Leia a seguir

Últimos dias para inscrições na Feira das Mulheres Empreendedoras em Valinhos: prazo vai até 18 de setembro