

A Caixa Econômica Federal restabeleceu, nesta terça-feira (9), a possibilidade de clientes contratarem mais de um financiamento imobiliário ao mesmo tempo usando recursos do Sistema Brasileiro de Poupança e Empréstimo (SBPE). A medida estava suspensa desde novembro de 2024, quando o banco restringiu a liberação de crédito para equilibrar a forte demanda diante da falta de recursos no sistema.
O SBPE, formado majoritariamente por depósitos de poupança, é uma das principais fontes de crédito habitacional do país. Na regra que vigorou por 13 meses, qualquer cliente com financiamento ativo — incluindo cônjuges, independentemente do regime de casamento — estava impedido de assumir um novo contrato.
Com a decisão, a Caixa afirma que atende à demanda do mercado e amplia a capacidade de famílias e investidores adquirirem novos imóveis. Os financiamentos do SBPE possuem saldo devedor corrigido pela Taxa Referencial (TR), juros a partir de 10,99% ao ano e prazo máximo de pagamento de 420 meses, um dos modelos mais utilizados no crédito habitacional brasileiro.
Segundo o presidente da Caixa, Carlos Vieira, a mudança só foi possível após o Banco Central alterar regras dos depósitos compulsórios da poupança, liberando parte dos recursos para crédito imobiliário. A ação integra um pacote do governo federal para estimular o setor da construção civil e facilitar o acesso ao financiamento.
O conjunto de medidas inclui aumento dos limites de financiamento nos sistemas SBPE e SFH, ajustes nos compulsórios do BC e ampliação do uso do FGTS para operações no Sistema Financeiro Imobiliário (SFI).
Quer saber as últimas notícias de Valinhos, siga o nosso Instagram: https://www.instagram.com/jornalterceiravisao/