A Câmara Municipal de Campinas aprovou na noite de segunda-feira (20) o Projeto de Lei (PL) que estabelece a “Política Vini Jr. de Combate ao Racismo nos Estádios e nas Arenas Esportivas”. A iniciativa, proposta pelo vereador Jair da Farmácia (Solidariedade), homenageia o jogador brasileiro Vinicius José Paixão de Oliveira Junior, do Real Madrid, que sofreu ataques racistas em jogos na Europa.
O projeto tem como objetivo transformar os estádios e arenas esportivas em ambientes acolhedores e livres de discriminação racial. Para isso, prevê a realização e divulgação de campanhas educativas contra o racismo durante os intervalos e antes dos eventos esportivos ou culturais.
Com a aprovação na Câmara, a proposta agora aguarda a sanção do prefeito para se tornar uma lei municipal.
Em paralelo, a Câmara também deu um passo inicial na aprovação de outra proposta relacionada ao esporte, desta vez focada no incentivo ao futebol feminino. O projeto, de autoria do vereador Carlinhos Camelô (PSB), estabelece diretrizes para promover a participação de mulheres em várias modalidades de futebol, como futebol de campo, futsal, futebol society, futevôlei e futebol de areia.