Câmara de Valinhos aprova diretrizes para febre maculosa e apoio a doenças raras; outros dois projetos seguem em análise

Sessão de 4 de novembro teve avanços em saúde pública e sustentabilidade; propostas de Simone Bellini e Mônica Morandi ainda aguardam votação nas comissões

Vereadores durante a sessão ordinária de 4 de novembro de 2025, no plenário da Câmara de Valinhos — Foto: Câmara Municipal de Valinhos


A Câmara Municipal de Valinhos aprovou, na sessão de terça-feira, 4 de novembro de 2025, dois projetos voltados à saúde pública: um que institui diretrizes municipais para o diagnóstico e tratamento da febre maculosa e outro que cria o Programa de Apoio às Pessoas com Doenças Raras e seus Familiares. Ambos seguem para sanção ou veto do prefeito Franklin (PL).

A proposta sobre febre maculosa, de autoria do vereador Jairo Passos (PL), busca fortalecer o sistema municipal de saúde no enfrentamento à doença, cuja letalidade é alta quando o diagnóstico é tardio. O texto estabelece diretrizes locais para diagnóstico precoce, tratamento oportuno e padronização dos procedimentos nas unidades de saúde.

Valinhos é considerada área de risco devido à presença de vegetação, cursos d’água e animais hospedeiros, como cavalos e capivaras. O projeto inclui ainda o Fluxograma de Investigação da Febre Maculosa, do Ministério da Saúde, como anexo de referência para os profissionais da rede pública.

Já o projeto do vereador Vagner Alves (Republicanos) cria uma política de atenção integral às pessoas com doenças raras, prevendo ações de diagnóstico, acompanhamento médico e psicológico, além da criação de um cadastro municipal. “A proposta visa integrar esforços públicos e privados, garantindo dignidade e inclusão”, destacou o parlamentar.

Outros dois projetos apresentados na mesma sessão seguem em análise nas comissões permanentes. A vereadora Simone Bellini (União) propôs a Política Municipal de Atenção Integral, Cuidado e Internação Compulsória de Pessoas em Situação de Rua e Dependência Química, que busca regulamentar a atuação intersetorial entre saúde, assistência e segurança pública, observando princípios humanitários e legais.

A vereadora Mônica Morandi (PSDB) apresentou o projeto do Programa Municipal Jardins de Chuva, que pretende implantar soluções sustentáveis para o manejo de águas pluviais, reduzindo alagamentos e incentivando a arborização urbana. A proposta prevê um projeto-piloto e ações de educação ambiental antes da expansão.

Com os avanços da pauta, a sessão reforçou o foco do Legislativo valinhense em temas de saúde, meio ambiente e políticas sociais, combinando medidas emergenciais e ações de longo prazo para o município.

Quer saber as últimas notícias de Valinhos, siga o nosso Instagram: https://www.instagram.com/jornalterceiravisao/

Leia anterior

Recanto dos Velhinhos lança Campanha de Natal 2025 em Valinhos

Leia a seguir

Idoso é preso no Poupatempo de Valinhos por mandado de pedofilia