Foram aprovados projetos de inclusão, segurança e saúde em Valinhos na última terça-feira, dia 02


A Câmara de Valinhos aprovou, na terça-feira (2), projetos voltados à inclusão, segurança e saúde. Entre eles, o programa “Mundo Azul Mais Simples”, de Israel Scupenaro e Jairo Passos (PL), que prevê capacitação anual para profissionais das redes pública e privada que atendem pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Também foi criado o Dia Municipal do Orgulho Autista, a ser celebrado em 18 de junho.
Outro avanço foi a alteração na Lei 5.009/2014, proposta por Edson Secafim (PL), para garantir que o dispositivo de interrupção de sucção em piscinas coletivas seja visível, acessível e sinalizado, prevenindo acidentes, especialmente com crianças.
Foi aprovada, também, a moção de Fabio Damasceno (Republicanos), com apoio de Scupenaro, pedindo ao Governo do Estado mais agilidade e estrutura no atendimento oncológico na RMC.
Projetos apresentados Projetos apresentados e em análise incluem: o “Agosto Lilás”, de Simone Bellini (União), para conscientização pelo fim da violência contra a mulher; a proibição de coleiras de choque e dispositivos ultrassônicos para cães, assinada por Secafim, Scupenaro, Henrique Conti (Republicanos) e Mônica Morandi (PSDB); o programa de vacinação domiciliar para pessoas com TEA, de Veiga (PSD) e Jairo Passos; o selo “Empresa Amiga da Inclusão Social”, de Jairo Passos; e a proposta de Edinho Garcia (PRD) para mudar o vencimento do IPTU de janeiro para março.