

Uma campanha inovadora, voltada ao público jovem, está sendo lançada pela Fundação do Câncer para combater o uso de cigarro eletrônico. A ação, que comemora o Dia Mundial da Saúde em abril, é chamada “Vape Mata” e usa a linguagem dos jogos para alertar sobre os perigos do cigarro eletrônico, cujo uso já atinge 70% dos jovens entre 15 e 24 anos no Brasil.
O movimento “Vape Off”, também promovido pela Fundação do Câncer, complementa a campanha com dados sobre os danos dos vapes, que contêm mais de 80 substâncias prejudiciais, como metais pesados e agentes cancerígenos. O objetivo é conectar com a Geração Z através de canais digitais populares entre os jovens, como redes sociais, YouTube e plataformas de streaming, contando com o apoio de influenciadores digitais do universo gamer.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) alerta que a indústria do tabaco investe mais de US$ 8 bilhões anuais em marketing, com foco principal no público jovem. Este direcionamento gerou grande preocupação entre especialistas de saúde pública, que buscam combater o apelo comercial com base em evidências científicas.
Além disso, o Instituto Nacional de Câncer (Inca) e a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) estão colaborando desde setembro de 2024 para fortalecer políticas públicas contra o tabagismo. Enfrentar o avanço do uso de cigarros eletrônicos, cujas vendas, importação e propaganda são proibidas pela Anvisa, é o desafio atual. A parceria entre o Inca e a Fiocruz visa alertar para a importância de agir agora, prevenindo doenças crônicas e custos com a saúde no futuro.