

Campanha Nacional de Multivacinação começa com ações na região de Campinas
A Campanha Nacional de Multivacinação teve início nesta segunda-feira (6) em todo o país, com o objetivo de atualizar a caderneta de crianças e adolescentes de até 15 anos. A ação, promovida pelo Ministério da Saúde em parceria com estados e municípios, busca ampliar a cobertura vacinal e prevenir doenças que podem ser evitadas com imunização. Diversas cidades da região de Campinas participam da iniciativa, com atividades até o fim de outubro.
Campinas
Na cidade de Campinas, a campanha se estende até o fim de outubro e contempla crianças e adolescentes de 0 a 14 anos. Jovens de 15 a 19 anos também podem receber a vacina contra o HPV. As doses estão disponíveis nos centros de saúde, exceto as vacinas contra dengue e BCG (tuberculose), aplicadas somente em unidades básicas. No Dia das Crianças (12 de outubro), haverá ações especiais no Parque Ecológico Monsenhor José Salim e no kartódromo do Taquaral. Campinas possui cerca de 190 mil crianças e adolescentes na faixa etária contemplada.
Piracicaba
Em Piracicaba, a campanha segue até 31 de outubro, com o Dia D marcado para 18 de outubro (sábado). As vacinas estão disponíveis em UBSs e PSFs, com horário estendido na UBS Centro (das 17h às 20h). A cidade também oferece acesso à carteira de vacinação digital pelos aplicativos Meu SUS Digital e Pira SUS Digital.
Indaiatuba
A Prefeitura de Indaiatuba realiza a vacinação de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 16h30, e aos sábados, das 7h30 às 12h30. A sala de vacinas do Hospital Dia funciona diariamente, inclusive aos domingos e feriados. O público-alvo são crianças e adolescentes de até 14 anos, 11 meses e 29 dias.
Santa Bárbara d’Oeste
Em Santa Bárbara d’Oeste, a campanha começou nesta segunda-feira e vai até 31 de outubro nas UBSs. O Dia D de vacinação também está previsto para 18 de outubro. Pais e responsáveis devem apresentar os documentos e a caderneta de vacinação para conferência e atualização das doses.
Valinhos
Todas as UBSs de Valinhos participam da campanha, com destaque para o Dia D em 18 de outubro. A vacina BCG será aplicada apenas com agendamento em três unidades específicas: Vila Santana, São Bento e Frutal. A cidade reforça a importância da vacinação, já que algumas vacinas, como as contra dengue e HPV, apresentam baixa cobertura.
Monte Mor
Em Monte Mor, a vacinação segue até o fim de outubro, com foco em sarampo, febre amarela, HPV e atualização da caderneta vacinal. O atendimento ocorre das 8h30 às 15h30 nas unidades de saúde. É necessário apresentar a caderneta, CPF ou cartão do SUS.
Importância da multivacinação
A campanha é considerada essencial para garantir a proteção coletiva contra doenças como sarampo, caxumba, rubéola, catapora, tétano, coqueluche, hepatites, meningites e poliomielite. A recomendação é que pais e responsáveis aproveitem o período para colocar em dia a vacinação dos filhos, fortalecendo a imunização em todo o país.