Cidade tem como único feriado oficial o dia da padroeira, celebrado em dezembro


Nesta segunda-feira, 14 de julho, Campinas completa 251 anos de história. Apesar da data simbólica, o município não celebra com feriado — o único feriado municipal da cidade é em 8 de dezembro, data dedicada à padroeira Nossa Senhora da Imaculada Conceição.
A escolha por homenagear a padroeira como feriado foi oficializada em 1949, por meio da Lei Municipal nº 173. A celebração religiosa inclui uma missa solene na Praça José Bonifácio, em frente à Catedral Metropolitana, localizada no Centro da cidade.
A origem de Campinas remonta a 14 de julho de 1774, quando foi celebrada a primeira missa em uma capela improvisada onde hoje se encontra o túmulo do maestro Carlos Gomes, na Praça Bento Quirino. Na época, a cidade era conhecida como Freguesia de Nossa Senhora da Conceição das Campinas do Mato Grosso.
A primeira igreja Matriz foi erguida em 1781. A atual Catedral Metropolitana, dedicada à Imaculada Conceição, começou a ser construída em 1883 e só foi finalizada 76 anos depois. O templo é reconhecido como a maior construção do mundo feita com a técnica de taipa de pilão. Curiosamente, o aniversário de Campinas já foi celebrado em 13 de setembro, marcando a chegada do fundador Barreto Leme. Foi apenas em 1971 que a data oficial passou a ser 14 de julho, reconhecendo a realização da primeira missa como o nascimento do município.