News

Campinas melhora o transporte público com ajustes em 14 linhas para maior eficiência e segurança

A Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) implementou alterações em 14 linhas de transporte público, que entraram em vigor nesta segunda-feira (16). As mudanças afetam linhas que costumavam passar pela plataforma interna do Terminal Central e estão relacionadas ao início da operação do BRT Campo Grande.

No Terminal Central, as linhas 140, 141, 142 e 162 não utilizarão mais a plataforma interna. Além disso, 10 linhas do sistema convencional deixarão de circular no corredor exclusivo do Campo Grande e passarão a trafegar no pavimento asfáltico, na pista à direita da via.

As alterações no Terminal Central envolvem a transferência de embarque e desembarque para um novo ponto externo localizado na alça do Viaduto Miguel Vicente Cury. As linhas que vêm da Avenida João Jorge agora atenderão ao ponto externo do Terminal Central e seguirão pelas ruas Saldanha Marinho, Dr. Campos Sales e Senador Saraiva (pista interna), retomando o percurso no sentido bairro pela Avenida João Jorge. Os usuários terão a opção de embarcar e desembarcar também nas ruas Saldanha Marinho (após a Ferreira Penteado) e Senador Saraiva (antes da Costa Aguiar).

No Corredor Campo Grande, as linhas que trafegarão no pavimento asfáltico e atenderão às paradas existentes são: 212 e 214 (Terminal Itajaí); 221 (Satélite Íris IV); 222 (Jardim Florence); 223 (Satélite Íris III); 224 e 225 (Residencial Sírius); 228 (Princesa D’Oeste); 229 (Jardim Florence II); 231 (Satélite Íris I). As linhas 212 e 229 voltarão a atender as ruas Dr. Salles Oliveira, no sentido Centro, e Bueno de Miranda, no sentido bairro, deixando de circular no BRT Perimetral em ambos os sentidos. Os novos itinerários incluem oito pontos no sentido Centro, localizados na Salles Oliveira, e cinco no sentido bairro, nas ruas Marquês de Três Rios, Bueno de Miranda e Joaquim Villac.

A Emdec informou que agentes estarão presentes nos pontos com maior fluxo de usuários para orientar sobre as mudanças e auxiliar na travessia de pedestres. Além disso, eles realizarão rondas regulares ao longo do Corredor Campo Grande para monitorar o movimento dos passageiros, oferecer orientações e intervir quando necessário. Também estão programadas ações educativas, incluindo a distribuição de folhetos informativos, e uma equipe de suporte estará disponível para esclarecer dúvidas dos usuários das 4h às 20h.

O BRT Campo Grande terá duas novas linhas semiexpressas inauguradas na sexta-feira (20). A linha BRT21, que vai do Terminal Mercado ao Terminal Campo Grande, também atenderá o Corredor Central. A linha BRT26 operará a partir do Satélite Íris até o Terminal Mercado, e uma linha paradora, BRT25, conectará o Satélite Íris ao Corredor Central. A linha BRT20, criada em novembro de 2022, agora será uma linha paradora, servindo todas as estações do corredor, com itinerário do Terminal Campo Grande ao Terminal Mercado e Corredor Central.

Os passageiros podem consultar horários e itinerários das linhas municipais, bem como estimativas de chegada dos ônibus nos pontos, usando os aplicativos “Cittamobi” e “Moovit” ou verificando as informações no site da Emdec.

Leia anterior

Prepare-se para uma semana de clima variado em Valinhos, com chuvas, tempestades e momentos de tranquilidade

Leia a seguir

Campeões multiplicam nos Jogos Estudantis que encerram na terça-feira com categoria de Atletismo Mirim