Campinas registra alta de 11% na abertura de empresas e impulsiona mercado de trabalho

Comércio e serviços lideram crescimento, e novas empresas impulsionam geração de empregos na cidade

O número de empresas abertas em Campinas cresceu 11% em 2024 em relação ao ano anterior. De acordo com dados da Junta Comercial do Estado de São Paulo (Jucesp), foram registrados 9.762 novos negócios na cidade no último ano, contra 8.773 em 2023. O levantamento, solicitado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Inovação, não inclui os microempreendedores individuais (MEIs), cujos registros não passam pelas Juntas Comerciais.

Foto: Divulgação

Os setores de comércio e serviços foram os que mais cresceram, com destaque para o segmento de comércio e reparação de veículos automotores e motocicletas, que liderou com 1.974 novas empresas. Esse setor já ocupava a primeira posição em 2023, quando somou 1.803 registros. Em seguida, o setor de saúde humana e serviços sociais teve 1.374 novos negócios, seguido por atividades profissionais, científicas e técnicas (1.328), atividades administrativas e serviços complementares (1.295) e informação e comunicação (600). A comparação com os dados do ano anterior mostra avanço na maioria das áreas, com crescimento expressivo no setor de saúde, que registrou 1.221 novas empresas em 2023, e nas atividades administrativas e serviços complementares, que haviam somado 1.109 no mesmo período.

O aumento na abertura de empresas também impactou o mercado de trabalho, especialmente com a chegada de grandes redes do setor atacadista e varejista. O Higa Atacado inaugurou sua quarta unidade na cidade em julho, na região do Campo Grande, gerando 250 empregos diretos. Além disso, o Tauste Supermercados abriu uma nova loja às margens da Rodovia Dom Pedro I, com uma área de 4.547m², estimando a criação de 555 empregos diretos e outros 500 indiretos. Esse crescimento reforça o potencial econômico de Campinas e a atratividade da cidade para novos investimentos.

Leia anterior

Dois apostadores do interior de SP acertam a Mega-Sena e levam quase R$ 6 milhões cada

Leia a seguir

Funcionários mantêm greve na Rede Século 21 por falta de respostas concretas