Material informativo será fixado nos veículos estacionados de forma irregular e não haverá aplicação de multa
Nesta terça-feira, 16, a Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) divulgou uma campanha de fiscalização para orientar os motoristas sobre a Zona Azul Digital, no estacionamento rotativo pago, na região central e no Jardim Guanabara.
A ação acontece até o dia 16 de setembro para educar os condutores sobre a utilização do sistema.
Não haverá aplicação de multas durante o período, apenas um folheto educativo em formato de Auto Infração de Trânsito (AIT) será fixado no vidro dos veículos estacionados sem que o cartão digital tenha sido validado. O material terá um tutorial de passo a passo para explicar como se usa o sistema.
“Os condutores ainda têm muitas dúvidas sobre a utilização da Zona Azul Digital. A ação educativa foi concebida para alertar que estacionar em desacordo com a regulamentação é uma infração de trânsito; e orientar sobre como o sistema deve ser utilizado”, explica o presidente da Emdec, Vinicius Riverete.
As viaturas que possuem as câmeras OCR (Reconhecimento Óptico de Caracteres) realizarão o mapeamento dos veículos e vão notificar qual automóvel está estacionado de forma irregular para os agentes da Mobilidade e educadores.
Além disso, os motoristas serão orientados sobre o aplicativo da Emdec para a compra do cartão digital, formas de pagamentos e utilização das vagas.
Mais de 30 profissionais da Emdec participam da ação.