News

Cardiologista fala sobre a profissão e relembra momento gratificante guardado no lado esquerdo do peito

No Dia do Coração, celebrado em 29 de setembro, o Jornal Terceira Visão entrevistou uma profissional especializada neste órgão tão vital.
Carla Patrícia da Silva e Prado tem 52 anos e quase 30 de profissão. A médica cardiologista tem subespecialização em ecocardiografia e é mestre em saúde coletiva.

Qual é a importância do cardiologista na saúde pública?

A cardiologia tem importância fundamental na organização de medidas de combate aos fatores de risco à saúde cardiovascular. A principal causa de morte da população adulta são as doenças cardiovasculares, em particular o Infarto e o Acidente Vascular Cerebral. Combater e evitar agravos como: hipertensão, diabetes, tabagismo, dislipidemia, obesidade, sedentarismo e alimentação inadequada, são fundamentais, e nós cardiologistas temos muito a contribuir, seja na assistência, como na organização de ações sociais de conscientização.

Tem alguma história curiosa ou comovente para compartilhar, de algum paciente que foi salvo, por exemplo, ou que se recuperou de algum problema mais grave graças ao seu trabalho?

Me lembro de um caso em especial. Atendia em um hospital e recebemos uma paciente com falência grave do coração. Precisava de altas doses de medicamentos para manter a pressão arterial e o batimento cardíaco. Detalhe, era uma mulher de 49 anos que havia sofrido um infarto do miocárdio 30 dias antes, no interior da Bahia.
Após a alta hospitalar, se sentindo muito mal, familiares de Campinas, mandaram buscá-la. Após mais de 48 horas de viagem de ônibus, chegou à cidade em péssimas condições clínicas, sendo transferida aos cuidados de terapia intensiva assim que chegou a uma UPA.
A única alternativa era um transplante cardíaco, que conseguimos realizar, com ajuda de colegas cardiologistas de São Paulo. Trabalhar em equipe é sempre muito importante.
Depois de 3 anos do ocorrido, recebi uma foto dela com o neto recém-nascido, agradecendo a oportunidade, de viver esse momento único. Saber que nossa equipe pode proporcionar essa vivência à paciente é nossa maior recompensa.

Leia anterior

Semana das Crianças no Janela Aberta: Música, Histórias e Brincadeiras

Leia a seguir

Valinhos celebra Mês do Idoso com programação especial para a melhor idade