News

Carinhoso: um clássico quase centenário

Choro feito em 1917 por Pixinguinha recebeu letra de Braguinha 20 anos depois e habita a memória auditiva de gerações há quase 100 anos

Por Bruno Marques

Composta por Pixinguinha há quase um século, em 1917, a música Carinhoso, é um dos maiores clássicos da música brasileira. O choro recebeu letra escrita por João de Barro, o Braguinha, 20 anos depois, em 1937, e expressa um sentimento de amor e saudade.

Carinhoso fala de um amor não correspondido, onde o eu lírico expressa sua alegria e emoção ao ver a pessoa amada, que não retribui seus sentimentos. A repetição do ‘vem’ no final da música é um convite apaixonado, um clamor para que o amor seja correspondido e para que a paixão que consome o coração seja finalmente saciada.
Pixinguinha, com sua habilidade ímpar de compositor, criou uma obra que atravessa gerações, tocando profundamente o coração de quem a ouve. A canção é um hino ao amor e à delicadeza dos sentimentos, e permanece, quase 100 anos depois, como uma das mais belas páginas da música popular brasileira.


Segundo hino

Tamanho é o sucesso de Carinhoso, que a canção é considerada o “segundo hino nacional”. Ela perdura na memória auditiva de gerações e testemunha, através de mais de 400 regravações, o que lhe confere o título de faixa mais regravada no Brasil em todos os tempos.
Elis Regina, Marisa Monte, Paulinho da Viola, Alexandre Pires e Seu Jorge são apenas alguns de seus tantos intérpretes.
A música também foi bastante popularizada também por tocar no comercial do iogurte Chambinho, em 1986. Em 1950, Carinhoso recebeu uma versão no idioma inglês chamada Love Is Like This.

Letra:
Meu coração, não sei por quê
Bate feliz quando te vê
E os meus olhos ficam sorrindo
E pelas ruas vão te seguindo
Mas mesmo assim foges de mim
Ah, se tu soubesses
Como sou tão carinhoso
E o muito, muito que te quero
E como é sincero o meu amor
Eu sei que tu não fugirias mais de mim
Vem, vem, vem, vem
Vem sentir o calor dos lábios meus
À procura dos teus
Vem matar esta paixão
Que me devora o coração
E só assim então serei feliz
Bem feliz

Leia anterior

Maior exposição de flores e plantas da América Latina começa neste mês

Leia a seguir

Grupo Rosa e Amor promove tradicional Chá das Rosas em setembro