Confirmações da doença até o momento já são mais do que o dobro do que foi registrado no ano passado inteiro
O crescimento nos casos de dengue tem deixado a população em estado de alerta. Segundo atualização da Secretaria de Saúde, feita na última quarta-feira, dia 21, Valinhos está com 1.776 notificações registradas neste ano. Dessas, 535 deram positivo.
De acordo com os dados apresentados, do começo de 2024 até a primeira semana de fevereiro, foram notificados 955 casos, sendo que 266 foram confirmados como positivos para a doença. Ou seja, neste mês houve um aumento de 46,2% nas notificações e 50,2% nas confirmações.
O tema do avanço da dengue em Valinhos foi um dos principais assuntos na última sessão da Câmara.
Como prevenir:
Elimine focos de água parada
Não deixe qualquer reservatório de água parada sem proteção em casa. O mosquito pode utilizá-lo como criadouros. Por isso, cuidado com caixas d’água e piscinas abertas. O mosquito usa até pequenos objetos, tais como tampas de garrafa e vasos de planta, para se proliferar.
Receba bem os agentes sanitários
Eles são excelentes aliados da população no controle desta doença, bem como de várias outras que, com a prevenção adequada, resulta em benefícios a todos. Assim, quando um técnico da Secretaria de Saúde bater à sua porta, atenda prontamente, acompanhe a vistoria, necessária para identificação de focos do mosquito transmissor da doença e fique atento as orientações passadas por ele e as realize de forma rotineira.
Utilize repelente
Dê preferência à aplicação do produto nas partes do corpo que ficam expostas, como braços e pernas, para manter o mosquito afastado da pele.
Cubra a maior parte do corpo, quando possível
O Aedes aegypti é atraído pela substância que o corpo humano elimina por meio do suor e da respiração, por isso é importante utilizar roupas que cubram a maior parte do corpo para atenuar esse processo.
Coloque telas em janelas e portas
Mosquiteiros ou outras barreiras disponíveis ajudam a manter o mosquito longe.
Aplique inseticidas e larvicidas
Inseticidas são grandes aliados na prevenção da dengue, pois ajudam a eliminar focos do mosquito em locais abertos e fechados.