CDU vence eleição na Alemanha, enquanto extrema-direita alcança resultado histórico

O partido de Friedrich Merz, a União Democrata Cristã (CDU), conquistou 28,5% dos votos e saiu vitorioso na eleição deste domingo, após a apuração dos 299 círculos eleitorais, segundo a agência Reuters.

A legenda de extrema-direita Alternativa para a Alemanha (AfD) obteve 20,8% dos votos, garantindo o segundo lugar e registrando seu melhor desempenho eleitoral até o momento. A líder do partido, Alice Weidel, comemorou o resultado e declarou: “Da próxima vez, ficaremos em primeiro lugar.”

Merz celebrou a vitória em um evento no centro de Berlim, logo após a divulgação das pesquisas de boca de urna. “Vamos começar a festa”, disse ele aos apoiadores, que aplaudiram a conquista na sede do CDU. No entanto, do lado de fora do edifício, um pequeno grupo de manifestantes protestava contra sua posição sobre imigração.

Agora, Merz terá o desafio de impulsionar a economia alemã e lidar com as divisões internas do país em relação à migração e segurança, enquanto a Alemanha se posiciona entre os Estados Unidos, a Rússia e a China. “Nosso principal objetivo é formar um governo que possa agir rapidamente, com uma boa maioria parlamentar”, afirmou ele. “O mundo lá fora não vai esperar por nós nem por longas negociações de coalizão.”

O Partido Social-Democrata (SPD), de centro-esquerda e liderado pelo chanceler Olaf Scholz, terminou em terceiro lugar, com 16,4% dos votos.

Leia anterior

Amparo confirma sexta morte por Dengue e intensifica combate ao mosquito

Leia a seguir

Guerra na Ucrânia completa três anos com mudanças estratégicas e exclusão da Europa das negociações