Prédio passou por alterações para ser transformado em creche, e abrigar 80 crianças
O prédio onde está sendo construída a nova unidade da CEMEI (Centro Municipal de Educação Infantil) Emely Tófolo Machado, no bairro Capuava, entrou em fase final de obras nesta semana. O local abrigava a EMEI (Escola Municipal de Educação Infantil).
De acordo com a Prefeitura de Valinhos, os trabalhos já chegaram em 76% de conclusão, mesmo com o período de chuvas na região.
O projeto fez adequações às normas sanitárias, mudanças nas salas de atendimento de aproximadamente 80 alunos de maternal 1 e 2, a construção de sanitários para as faixas etárias adequadas, acessibilidade e novo layout da secretaria, diretoria e sala de professores. Tudo isso pôde ser feito com a inclusão do antigo centro comunitário à nova unidade CEMEI.
Nesta última semana, foram realizados serviços de instalação das divisórias e pias em pedras nos banheiros, todas as esquadrias metálicas, retirada dos mourões e alambrados para a substituição por gradil e reforma completa da sala dos professores.
Em seguida, os trabalhos serão direcionados à pintura interna e externa completa da escola, colocação das bancadas, instalação de para-raios e limpeza geral. A previsão de entrega é para o mês de maio.
Conforme explica a secretária de Educação, Claudineia Vendemiatti Serafim, em novembro de 2022 havia 615 crianças aguardando na lista de espera para acesso às creches e atualmente esse número caiu para 215. “Faremos isso neste ano para atender toda a demanda e zerar a fila. Para a nova Cemei no Capuava que está em obras, já estamos adiantando a compra de móveis e materiais para, tão logo as obras estejam concluídas, darmos início ao funcionamento da unidade”, fala a secretária.