No segundo semestre deste ano Vinhedo anunciou que terá um novo cemitério municipal. A obra, erguida num terreno anexo ao atual cemitério, será vertical e, seguindo a resolução do Conama (Conselho Nacional do Meio Ambiente), com um sistema ecologicamente correto, usando tecnologia para que o líquido da decomposição dos corpos seja tratado para que não contamine o solo e o ar, eliminando, até mesmo, odores.
Aproveitando o assunto, procuramos a Prefeitura de Valinhos para saber mais informações e avanços sobre o nosso espaço. Segundo a assessoria, o Cemitério Municipal de Valinhos, São João Batista, está preparado para atender à demanda pelos próximos 12 meses, contando com 81 jazidos prontos para novos sepultamentos e 43 em fase de construção. A gestão municipal diz que está trabalhando também na estrutura adequada para a comunidade, construindo mais de 450 novos jazidos nos últimos três anos, cada um com três carneiras.
Considerando a média de 60 óbitos mensais na cidade, dos quais 10% são destinados aos novos jazidos, é evidente a necessidade de planejamento e investimento contínuo na infraestrutura do cemitério. A maior parte dos sepultamentos ocorre nos jazidos familiares, que somam mais de 9 mil sepulturas, informa a municipalidade.
Além disso, visando à modernização e otimização do espaço, está em pauta um novo projeto na cidade. A Lei Municipal n° 5.488/2017 prevê a destinação de área interna do cemitério para a construção de um projeto vertical. A Secretaria de Serviços Públicos informou que estudos estão em andamento para viabilizar essa iniciativa.
Em relação à segurança do local, a prefeitura assegura que são adotadas medidas efetivas. O cemitério conta com vigia, câmeras de segurança instaladas e patrulhamento permanente, inclusive com a presença da Guarda Civil Municipal. Operações de visibilidade e patrulhamento preventivo são realizadas para garantir a tranquilidade dos visitantes e a preservação do espaço.