Objetivo é facilitar o descarte sustentável


O Centro de Educação Ambiental e Viveiro Escola de Valinhos começará a receber restos de podas de árvores frutíferas a partir da próxima terça-feira (5). Produtores rurais podem destinar esses materiais ao espaço, que está em fase de implantação pela Prefeitura e está localizado na área do antigo estande de tiros da Guarda Civil Municipal (GCM), na Rodovia Dom Pedro, km 121, sentido Itatiba.
A iniciativa visa utilizar o futuro Centro Ambiental, com previsão de inauguração ainda este ano, para evitar o acúmulo de resíduos nas propriedades. O Departamento de Agricultura da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação destaca que alguns galhos provenientes de podas realizadas pela Secretaria de Serviços Urbanos já estão sendo triturados no local. Posteriormente, os insumos obtidos serão doados aos produtores por meio da Associação dos Agricultores de Valinhos.
Receba as notícias do JTV no seu WhatsApp
Siga o JTV no Instagram e fique por dentro do noticiário de Valinhos e região
Os restos de podas serão recebidos às terças e quintas-feiras, das 9h às 15h, mediante cadastro prévio pelo e-mail agricultura@valinhos.sp.gov.br, com informações como nome completo, RG, telefone, endereço da propriedade, nome completo do motorista, RG e placa do veículo, além da data pretendida para a entrega do material.
O recebimento está restrito a restos de podas, não sendo aceitos outros tipos de resíduos, como materiais de roçada ou construção civil, bem como lixo orgânico ou inorgânico, plásticos e itens metálicos.
O Departamento de Agricultura também orienta que a carga transportada pelo produtor rural seja coberta para evitar o desprendimento de restos vegetais durante o trajeto até o Centro.