News

CEV atendeu 170 crianças com problemas de visão nos últimos 5 meses

Em 2023, mais de 1,2 mil alunos foram submetidos a testes de acuidade visual

Segundo dados da Prefeitura de Valinhos, durante o período de setembro de 2023 a janeiro de 2024, o Centro De Especialidades De Valinhos (CEV) atendeu o total de 170 crianças, com idades entre 0 e 12 anos. Os principais diagnósticos realizados durante esse período foram de transtornos de refração e da acomodação (popularmente conhecidos como ‘vista cansada’), astigmatismo e miopia.

A Secretaria de Saúde do município realiza testes de acuidade visual nas crianças matriculadas nas escolas municipais, especialmente nos 1º e 5º anos. Casos de alteração detectados nesses testes são encaminhados ao oftalmologista no CEV para uma avaliação mais aprofundada. No ano de 2023, mais de 1,2 mil alunos foram submetidos a esses testes, resultando em mais de 230 encaminhamentos ao CEV para uma avaliação detalhada.

Além disso, em Valinhos, destaca-se a iniciativa de disponibilizar óculos com visão artificial para alunos cegos ou com baixa visão matriculados na Rede

Além disso, em Valinhos, destaca-se a iniciativa de disponibilizar óculos com visão artificial para alunos cegos ou com baixa visão matriculados na Rede Municipal de Ensino. O município tornou-se referência entre as cidades da Região Metropolitana de Campinas (RMC) por essa ação inclusiva. Os óculos possuem um dispositivo com tecnologia assistiva, composto por uma pequena câmera conectável magneticamente a qualquer armação de óculos. Esse equipamento é capaz de converter textos em áudio, sendo ativado por gestos de apontar ou automaticamente pela detecção do texto. E ainda, reconhece e nomeia rostos, cédulas, produtos e códigos de barras, fornece informações sobre ambientes, data e hora, entre outras funções em tempo real. Funcionando sem fios e disponível em três idiomas (português, inglês e espanhol), esses óculos representam um avanço significativo na inclusão e acessibilidade para alunos com deficiência visual na rede municipal de ensino.

Leia anterior

Multidrogas é referência no cuidado da saúde da população valinhense

Leia a seguir

Vinhedo construirá novo cemitério municipal sustentável