

O Conselho Federal de Odontologia (CFO) emitiu um alerta nesta segunda-feira, dia 28, sobre os riscos que o consumo do morango do amor, receita que se tornou viral nas redes sociais, pode representar à saúde bucal, especialmente para pessoas que utilizam aparelhos ortodônticos, próteses dentárias ou facetas.
Diversos vídeos mostram o doce sendo mordido com força, o que tem levado a acidentes como a quebra de lentes de contato dental, perda de próteses e danos em contenções. O principal problema está no caramelo duro que recobre o morango, que pode grudar em estruturas dentárias e provocar rompimentos, deslocamentos e até lesões na boca.
Profissionais da odontologia recomendam que, ao consumir o doce, seja dada preferência por iniciar pela parte mais fina do caramelo, utilizando os dentes incisivos, ou cortando a casca com o auxílio de uma faca. Para mastigar, a indicação é utilizar os dentes molares, que são mais adequados para alimentos duros.
Outro ponto de atenção é o alto teor de açúcar presente na receita tradicional. O consumo excessivo de açúcar está diretamente ligado ao desenvolvimento de cáries e outras complicações bucais. Por isso, é essencial realizar a higienização completa após o consumo do morango do amor, com escovação e uso de fio dental, a fim de remover resíduos e o caramelo aderente.
O CFO destaca que pacientes com dispositivos odontológicos como aparelhos, próteses removíveis ou fixas e facetas, devem evitar alimentos pegajosos ou muito duros, que podem comprometer seriamente a estrutura e a funcionalidade desses dispositivos.
Em caso de acidentes durante o consumo, o recomendado é buscar atendimento odontológico de urgência para evitar complicações maiores.