A Defesa Civil de Campinas informou na manhã desta terça-feira (10) que o Observatório Municipal João Nicolini, uma referência nacional em astronomia, foi preservado do incêndio que atinge o Pico das Cabras, em Campinas (SP). No entanto, as chamas atingiram o Museu Aberto de Astronomia, estrutura vizinha ao observatório.
O combate ao fogo mobiliza o helicóptero Águia, da Polícia Militar, equipes do Corpo de Bombeiros, a Defesa Civil e caminhões-pipa fornecidos pela Sanasa, empresa de saneamento de Campinas.
A Defesa Civil de Campinas disse que esta é uma situação sem precedentes, o cenário (alta temperatura e baixa umidade do ar) é muito adverso e difícil de controlar.
Ainda segundo o orgão, não há uma estimativa precisa da área total queimada, uma vez que o incêndio teve início em outros municípios. Entretanto, há suspeitas de que o incêndio tenha sido criminoso, especialmente na área de Itatiba.
O fogo, que começou na noite de segunda-feira (9), também atingiu uma parte do parque Pico das Cabras em Morungaba (SP). Outro foco de incêndio, a poucos quilômetros de distância, bloqueou a Rodovia Engenheiro Constâncio Cintra (SP-360), que liga Itatiba a Morungaba.
Moradores da região da Estrada do Capricórnio também colaboraram com as equipes no combate ao incêndio. O fogo já atingiu pelo menos duas fazendas e uma área florestal próxima à Estrada do Capricórnio. Por questões de segurança, os moradores foram orientados a evitar a área afetada.
Foto: Denny Cesare/Código 19