Para diminuir a incidência do mosquito é importante não deixar água acumulada em nenhum recipiente
O Jornal Terceira Visão questionou a Prefeitura de Valinhos esta semana a respeito dos casos de dengue confirmados na cidade. Até esta terça-feira, foram notificados um total de 713 casos. Positivos autóctones (que se origina da região onde é encontrado) foram contabilizados 22. Oito são importados, 16 a definir e 667 negativos.
Doença
A dengue é uma doença febril transmitida por meio da picada da fêmea contaminada de um mosquito chamado Aedes aegypti e possui um tempo médio de duração de seis dias. Diversas cidades e estados brasileiros estão passando pelo drama da epidemia de dengue.
Hemorrágica
Dentro dessa realidade, a questão que mais preocupa e alarma a população é a possibilidade de se contrair dengue hemorrágica, uma vez que esta pode ser letal. O que muitas pessoas não têm conhecimento é que a dengue hemorrágica não é um tipo diferente de dengue e sim, um agravamento da dengue clássica, que ocorre na minoria dos casos.
Sintomas
Os sintomas mais comuns da dengue clássica são: febre, podendo ser acompanhada de náuseas, vômitos, dor nos olhos, cansaço, falta de apetite, dores no corpo, principalmente nos músculos e nas articulações e dor de cabeça. Também podem aparecer manchas vermelhas pelo corpo e, em alguns casos, sangramento, mais comum nas gengivas. Ao perceber os sintomas, a pessoa deve procurar a unidade de saúde mais próxima de sua casa.
A dengue hemorrágica tem início como uma dengue comum, com seus sintomas clássicos, ou seja, febre alta, podendo ser associada a dor de cabeça, atrás dos olhos e nas juntas, manchas avermelhadas pelo corpo. Geralmente, a dengue hemorrágica se manifesta do quarto ao sexto dia, numa piora abrupta. Existem alguns sinais de alerta que devem ser levados em consideração para suspeitar da sua ocorrência.
Atenção
Os sinais de alerta podem ser facilmente percebidos pelo paciente e qualquer um deles indica a necessidade de procurar um médico com urgência. São eles: A queda abrupta de pressão, podendo haver desmaio, corpo gelado e sudorese intensa ao mesmo tempo, diminuição da quantidade normal de urina e dor abdominal intensa, pode haver ou não sangramentos nas gengivas e nariz.
Por essa razão, é importante que a pessoa acometida pela doença em sua forma clássica procure um médico no início dos sintomas para que sejam feitos testes, avaliação clínica do caso e uma orientação sobre os cuidados a serem tomados.
Prevenção
Para diminuir a incidência do mosquito é importante não deixar água acumulada em nenhum recipiente. Até mesmo uma tampa de refrigerante pode servir de criadouro para o mosquito da dengue.
Em caso de suspeita de focos de dengue, deve-se notificar o Serviço de Controle de Vetor pelos números 3829-5675, 3829-5674, ou pelo email: vigilanciazoonoses@valinhos.sp.gov.br