A cirurgia de uma idosa de 79 anos, que sofreu uma fratura no fêmur, foi cancelada devido à falta de estoque de sangue no Hemocentro da Unicamp. O procedimento, que estava agendado para a última sexta-feira (16), deveria ocorrer no Hospital Municipal Ouro Verde, em Campinas.
A Prefeitura de Campinas já havia emitido um alerta na quinta-feira (15) sobre o risco de adiamento de cirurgias nos hospitais municipais, e a Rede Mário Gatti de Urgência e Emergência fez um apelo à população para que doasse sangue, devido à gravidade da situação.
Valinhos pode impactar positivamente neste cenário, nesta terça-feira, 20, o Rotary Club em parceria com o Hemocentro da Unicamp e com o apoio da Secretaria de Saúde de Valinhos, realiza mais uma campanha de doação de sangue. De janeiro a julho de 2024, as campanhas de doação de sangue organizadas pelo Rotary Club arrecadaram um total de 436 bolsas, equivalentes a 196,2 litros de sangue. Segundo o Hemocentro, essa quantidade foi suficiente para impactar e salvar 1.808 vidas, uma média de 258 vidas por mês. Durante os sete meses de campanha, 522 doadores foram mobilizados.
A próxima coleta de sangue será realizada na sede do Rotary, localizada na Vila Santana, das 8h30 às 12h, 20 de agosto.
De acordo com o Hemocentro, os estoques de quase todos os tipos sanguíneos estão praticamente zerados, com exceção do tipo AB positivo, que ainda se encontra em situação estável. O Hemocentro é responsável por fornecer sangue para hospitais que atendem aproximadamente 7 milhões de pessoas em 120 cidades da região.