A associação promove um vínculo forte de amizade e companheirismo entre as participantes
Por Rafaela Duarte
O dia das mulheres está próximo, com isso, os pensamentos se voltam para as representantes mais importantes no ambiente familiar, que são as mães, que são guerreiras e fazem de tudo para manter as casas organizadas, cuidando de todos os familiares com muito amor e força de vontade.
Em Valinhos, existe um lugar em que todas essas mulheres se reúnem há mais de 50 anos para juntas fazem diversas atividades, diversos produtos que geram rendas para a família dessas mães, e claro traz grandes laços de amizade. Esse local é a Associação Clube de Mães, que é um tradicional na cidade, por produzirem artesanato, roupas, crochês e outros itens.
No mês de fevereiro, a loja onde essas mulheres se reúnem para produzir e vender seus produtos, conhecido como Cear, foi inaugurada, após um tempo que ficou fechado para reformas. As mães ficaram felizes e sentiram que o local novo irá apenas beneficia-las.
Entendendo a importância dessa associação e como elas representam as mulheres valinhenses, o Jornal Terceira Visão entrou em contato com a Patrícia Rodrigues, presidente do Clube de Mães de Valinhos, que concedeu uma entrevista para a equipe sobre a convivência das associadas e de suas atividades.
O dia das mulheres está chegando, e a Associação do Clube de Mães, sempre foi referência feminina em Valinhos, onde de geração em geração, é conhecido pelos artesanatos, costuras e crochês feitos pelas participantes. Vocês acreditam que a Associação é importante na representatividade das mulheres da cidade?
O Clube de Mães tem 52 anos de história, sua criação foi pensada e voltada para as Mulheres e desde então, se tornou referência para as mulheres valinhenses, pois é nele que elas podem passar uma tarde descontraída com as amigas da comunidade, fazer novas amizades, e é um espaço onde elas podem aprender e gerar sua própria renda ou simplesmente para manter-se socializada além de ser uma deliciosa terapia.
Sabemos que muitas mulheres se inspiram e se sentem representadas por meio dos nossos trabalhos que desenvolvemos, até mesmo mulheres de outras cidades da nossa região. Ficamos felizes por inspira-las e o Clube de Mães está de portas abertas para receber todas as Mulheres.
O que o Clube de Mães oferece, além da renda extra para as mulheres associadas?
O Clube de Mães possibilitou as mulheres um vínculo forte de amizade e companheirismo, pois a interação dos grupos em diversos bairros e os encontros diários no Cear, fortalece a convivência entre elas, propondo momentos de descontração.
No mês de fevereiro ocorreu a finalização das obras do CEAR, e sua inauguração. De que maneira essa manutenção do espaço contribui para as associadas do grupo?
Neste mês de fevereiro concluímos as manutenções do Prédio Cear. Para nossas mães, a reabertura foi um dos melhores momentos, pois muitas dependem da venda dos artesanatos para ajudar na renda familiar, e também por saber que ela vai poder estar ali pra passar uma manhã ou uma tarde conhecendo e recebendo clientes, tanto valinhenses, quanto turistas. Para todas as nossas associadas, o Cear é o melhor lugar de inspiração para criar novos artesanatos.
Muitas mulheres tem interesse em participar do Clube de Mães, pois acham muito interessante o trabalho realizado pelas artesãs da associação. Como é possível ser associada do Clube de Mães de Valinhos?
Para as mulheres e mães que queiram integrar na Associação dos Clubes de Mães, podem estar vindo até o Cear no horário comercial (Segunda a sexta feira – das 9h às 17h30 e aos Sábados das 9h às 13h), ou pelo telefone: 3871-3176 que vamos direciona-las a um núcleo mais próximo de sua residência.
Em janeiro aconteceu a Festa do Figo e Expogoiaba em Valinhos, o Clube de Mães estava presente, já é tradição elas estarem no evento vendendo seus produtos e comidas deliciosas. Como funciona a organização das associadas durante essa festividade?
A participação dos Clubes de Mães, na Festa do Figo, é uma tradição que ao longo dos anos se fortalece com o trabalho de artesanato que as mulheres vão desenvolvendo durante o ano. A organização das associadas é muito tranquila, pois seguem o mesmo ritmo do Cear (com rodízios nos horários), assim todas participam. Toda organização do espaço e decoração ficou por conta de nós mães, essa tarefa é dividida em equipes, esse é o segredo pra dar tudo certo.
O Clube de Mães é um apoio para as valinhenses há mais de 50 anos. Vocês têm ideia de quantas mulheres já frequentaram a associação?
Com 52 anos de História em Valinhos, já passaram milhares de mulheres que contribuíram e contribuem para o crescimento da Associação. Tenho certeza que está história sólida tem muito pra escrever e crescer ainda.