Dia Nacional de Combate ao Fumo é celebrado em 29 de agosto e tem como objetivo conscientizar a população sobre os danos causados pelo tabagismo em diversos aspectos da vida


Neste Dia Nacional de Combate ao Fumo, celebrado em 29 de agosto, a Prefeitura de Valinhos destaca a relevância do Programa de Controle do Tabagismo oferecido pela Secretaria da Saúde do município. Com a finalidade de auxiliar valinhenses a superarem a dependência do tabaco, o programa já realizou 113 atendimentos somente no primeiro semestre de 2023.
Os atendimentos ocorrem todas as quartas-feiras, às 8h30, no Centro Integrado de Saúde (CIS), localizado na Rua Clóvis Bevilácqua, nº 15, no Jardim Bela Vista. Para participar, os interessados podem entrar em contato através do telefone (19) 3869-9500 ou comparecer pessoalmente.
Com a duração de oito semanas e grupos formados por 10 a 15 pessoas, o Programa de Controle do Tabagismo adota uma abordagem multidisciplinar. Profissionais de diversas áreas como médicos, nutricionistas, dentistas, psicólogos, enfermeiros, fisioterapeutas e assistentes sociais se unem para oferecer suporte aos participantes. Além disso, atendimentos individuais também são realizados para a prescrição de medicamentos, os quais são fornecidos pela Prefeitura.
A importância do combate ao tabagismo é destacada pelas sérias consequências que o hábito pode causar à saúde. O tabagismo está diretamente relacionado a uma série de doenças, incluindo diversos tipos de câncer, doenças cardiovasculares, infertilidade, impotência sexual, osteoporose, úlceras gástricas e doenças pulmonares crônicas.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) classifica o tabagismo como uma doença, sendo a dependência da droga nicotina um dos principais fatores. A nicotina, presente em todas as formas de tabaco, é absorvida rapidamente pelo corpo e causa sensações de prazer e bem-estar, levando os fumantes a buscar o cigarro em diversas situações, inclusive de estresse.
O Dia Nacional de Combate ao Fumo tem como objetivo conscientizar a população sobre os danos causados pelo tabagismo em diversos aspectos da vida, desde a saúde até impactos sociais, políticos, econômicos e ambientais. A data foi instituída pela Lei nº 7.488/1986 e busca promover ações de prevenção e sensibilização em relação ao tabaco.