News

Como 100 dias economizam sete meses

O impacto que a condução da máquina pública causa na vida das pessoas pode ser gigantesco. Esse potencial nunca me sai da cabeça. Mesmo quando ele não é visível.

Nesta semana, comemoramos os 100 dias de implantação do Valinhos360, programa de transformação digital que reduziu o uso de papel na prefeitura, a burocracia e os obstáculos entre o cidadão e os trâmites junto à prefeitura. Menos burocracia e mais agilidade.

Mas esse programa é importante por outro motivo. Ele é o símbolo de um novo momento que estamos vivendo aqui na gestão.

Quando chegamos à Prefeitura, o município não tinha computador. Era tudo feito a mão, em papel, de forma analógica. A primeira pergunta que me fiz foi “a quem interessam processos demorados, burocráticos, todos feitos a mão? Sem segurança nenhuma, passíveis de qualquer alteração? Ao povo que não é”.

A partir daí, entendemos que era preciso organizar a casa, deixar tudo de ruim que essa prefeitura já teve pra trás e começar a entregar uma Valinhos melhor pra todos.

Nesse caminho de arrumar toda a bagunça que recebemos, o processo de transformação digital era primordial. Começamos a digitalizar a prefeitura e dar transparência aos processos. Nascia, há pouco mais de 100 dias, nosso Valinhos360.

É um desses projetos sem inauguração pomposa, sem placa comemorativa. Invisível. Mas que nos mostra com toda a força o poder que a máquina pública tem quando bem usada.

Nesses 100 dias, além de processos mais seguros e transparentes, a prefeitura consegue economizar até 7 meses do tempo do cidadão. A agilidade deixou todos os trâmites mais rápidos, permitindo que o cidadão possa seguir com seus planos mais rapidamente: construir sua casa, abrir sua empresa, regularizar sua situação fiscal.

Quem já usou sabe. Uma certidão de tributo, por exemplo, levava 15 dias pra tirar. Agora sai em 1 dia. Um processo ISSQN, que levava de 4 a 8 meses, em 15 dias tá na mão. Vejam quanto tempo os empreendedores, as pessoas, ganham pra viver, pra trabalhar, aumentar sua renda e levar o sustento pra dentro de casa.

Leia anterior

Valinhos anuncia feirão de emprego com mais de 400 oportunidades de trabalho

Leia a seguir

Mercado reduz previsão de inflação para 4,63% em 2023, refletindo desafios econômicos