News

CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE INCÊNDIOS LEVA CARRO DE SOM NA REGIÃO DO COUNTRY CLUB EM VALINHOS

Objetivo é realizar treinamentos curtos e práticos como forma de preparar as pessoas para o combate de pequenos focos de fogo

A Prefeitura de Valinhos em conjunto com a Defesa Civil iniciou nesta semana uma campanha de conscientização sobre os perigos do fogo e incêndios. Um carro de som irá percorrer as ruas da região dos bairros Country Club, Chácaras São Bento e Estância San Fernando, que englobam centenas de chácaras com áreas verdes nesta semana.

A atividade começou na semana passada nos bairros Macuco, Reforma Agrária e Capivari, visitou também, o Vale Verde neste último sábado (16). O objetivo é conscientizar a população para colaborar e evitar ocorrências de fogo em matas e outros locais.

A Defesa Civil quer incentivar condomínios e demais grupos de moradores para realizar treinamentos curtos e práticos como forma de preparar as pessoas para o combate de pequenos focos de fogo que não precisem da mobilização do Corpo de Bombeiros.

O secretário de Segurança Pública e Cidadania, Osmir Cruz, declarou que serão percorridos bairros com histórico de queimadas, como as regiões agrícolas e de chácaras de veraneios primeiramente. Mas outros bairros urbanos como Jardim Nova Palmares, Jardim das Figueiras, Parque Portugal, São Marcos e Jardim Jurema, que concentram matas nos arredores, também receberão a visita do carro de som com a mensagem de conscientização.

A ideia, de acordo com o diretor de Defesa Civil, Marcos De Paula, é percorrer o carro de som durante toda a semana, de segunda a sexta-feira, levando uma mensagem rápida e direta de conscientização sobre os perigos de incêndio para a natureza e saúde das pessoas, ressaltando ainda que, atear fogo de qualquer forma, mesmo que seja doméstica, é crime previsto na Lei de Crimes Ambientais (9.605/1998).

“Um exemplo clássico desse tipo de crime é a queimada de lixo doméstico, que emite poluição na forma de fumaça, causa risco de incêndio para as habitações locais, destrói a vegetação e pode causar a morte de animais que ocupem as redondezas”, descreveu o diretor.

Outro foco da Operação Estiagem em Valinhos, conforme o diretor da Defesa Civil é abrir a oportunidade para realizar rápidos treinamentos de combate ao fogo com grupos de moradores, por exemplo, de condomínios, para que saibam como agir se confrontar com uma situação de pouco risco.

Leia anterior

PREFEITURA PREPARA SALA PARA CIRURGIAS DE PEQUENO PORTE AO LADO DA UBS PARAÍSO EM VALINHOS

Leia a seguir

PAT VALINHOS DIVULGA AS VAGAS DE EMPREGO DESTA TERÇA-FEIRA (19)