Consumidores devem tomar cuidado com novo golpe no pagamento por aproximação; saiba como funciona

Cibercriminosos desenvolveram uma falsa mensagem que surge no aparelho obrigando o consumidor a inserir o cartão físico

Um novo método que bloqueia o pagamento via aproximação, no celular ou cartão físico foi desenvolvido por cibercriminosos. Agora, uma mensagem falsa mostra um erro para que o consumidor insira o cartão físico na maquininha.

A pesquisa foi realizada e divulgada pela Kaspersky, instituição especializada em cibersegurança. Segundo a equipe, os criminosos brasileiros são os primeiros que conseguiram realizar fraudes com a tecnologia.

Funciona desta forma: ao utilizar o pagamento por aproximação, podendo ser por cartão de crédito, celular ou relógio inteligente, um erro falso surge na máquina com a mensagem: “Erro aproximação. Insira o cartão”.

Desta forma, a vítima acaba realizando o procedimento de forma tradicional com o cartão físico. Essa nova fraude não possui interrupções, portanto parece que é alguma falha da máquina.

Grupo criminoso Prilex

Os cibercriminosos se apresentam nos locais dizendo que desejam realizar uma manutenção nos aparelhos (maquininhas), com isso, eles instalam o vírus para praticarem os crimes.

De acordo com a Kaspersky, o grupo instala uma ferramenta que permite o acesso remoto ao sistema da máquina de cobrança.

Além disso, os alvos são escolhidos. Nas novas pesquisas realizadas pela empresa, é possível filtrar quais cartões de crédito eles querem, e colocar regras para cada segmento.

Com as mudanças, os criminosos pegam os dados dos cartões que são mais atraentes com base no saldo e limite.

A atuação do Prilex foi identificada na América Latina, em 2014. Mas até o momento, somente no Brasil foram detectadas as novas modificações.

Proteção

Para se proteger das fraudes financeiras realizadas pelo grupo, o consumidor pode buscar formas diferentes para efetuar o pagamento, como o pix, dinheiro ou tentar em outros locais.

Além disso, é importante verificar os comprovantes nas faturas dos cartões, para que possa ser verificado se tem algum valor desconhecido. Caso seja encontrado qualquer compra indevida, entre em contato com a empresa responsável pelo cartão e faça um boletim de ocorrência.

Para os lojistas, a melhor forma de proteger seus estabelecimentos é mantendo os dispositivos seguros nos pontos de vendas.

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