Cibercriminosos desenvolveram uma falsa mensagem que surge no aparelho obrigando o consumidor a inserir o cartão físico
Um novo método que bloqueia o pagamento via aproximação, no celular ou cartão físico foi desenvolvido por cibercriminosos. Agora, uma mensagem falsa mostra um erro para que o consumidor insira o cartão físico na maquininha.
A pesquisa foi realizada e divulgada pela Kaspersky, instituição especializada em cibersegurança. Segundo a equipe, os criminosos brasileiros são os primeiros que conseguiram realizar fraudes com a tecnologia.
Funciona desta forma: ao utilizar o pagamento por aproximação, podendo ser por cartão de crédito, celular ou relógio inteligente, um erro falso surge na máquina com a mensagem: “Erro aproximação. Insira o cartão”.
Desta forma, a vítima acaba realizando o procedimento de forma tradicional com o cartão físico. Essa nova fraude não possui interrupções, portanto parece que é alguma falha da máquina.
Grupo criminoso Prilex
Os cibercriminosos se apresentam nos locais dizendo que desejam realizar uma manutenção nos aparelhos (maquininhas), com isso, eles instalam o vírus para praticarem os crimes.
De acordo com a Kaspersky, o grupo instala uma ferramenta que permite o acesso remoto ao sistema da máquina de cobrança.
Além disso, os alvos são escolhidos. Nas novas pesquisas realizadas pela empresa, é possível filtrar quais cartões de crédito eles querem, e colocar regras para cada segmento.
Com as mudanças, os criminosos pegam os dados dos cartões que são mais atraentes com base no saldo e limite.
A atuação do Prilex foi identificada na América Latina, em 2014. Mas até o momento, somente no Brasil foram detectadas as novas modificações.
Proteção
Para se proteger das fraudes financeiras realizadas pelo grupo, o consumidor pode buscar formas diferentes para efetuar o pagamento, como o pix, dinheiro ou tentar em outros locais.
Além disso, é importante verificar os comprovantes nas faturas dos cartões, para que possa ser verificado se tem algum valor desconhecido. Caso seja encontrado qualquer compra indevida, entre em contato com a empresa responsável pelo cartão e faça um boletim de ocorrência.
Para os lojistas, a melhor forma de proteger seus estabelecimentos é mantendo os dispositivos seguros nos pontos de vendas.