News

Contramestre Evandro ensina capoeira há mais de 12 anos em Valinhos

Atleta realiza esta atividade no Jardim Itapuã e no Jardim do Lago

Por Rafaela Duarte

A capoeira é uma forma de arte marcial que combina elementos de dança, música e acrobacias. Essa atividade vai além de sua importância como exercício físico ou luta, pois representa uma conexão com a cultura e a história, contribui para o desenvolvimento pessoal e social e é um símbolo de resistência e força da cultura afro-brasileira.

Na próxima quinta-feira, dia 03, será comemorado o Dia da Capoeira, um momento de reflexão sobre a relevância dessa arte marcial para a sociedade brasileira, especialmente para a população afrodescendente. Para celebrar essa data especial, a equipe do Jornal Terceira Visão conversou com o Contramestre Evandro Donizetti Leme, para que ele compartilhasse um pouco de sua experiência no mundo da capoeira.

Há mais de 12 anos, Evandro pratica capoeira em Valinhos, onde atua atualmente no Centro Comunitário do Jardim Itapuã e no Jardim do Lago, além de dar aulas em Campinas. Além da capoeira, sua equipe promove atividades culturais como maculelê, puxada de rede e samba de roda, entre outros ensinamentos.

A capoeira é uma excelente atividade para o público infantil, oferecendo uma maneira divertida de aprimorar a coordenação e a consciência corporal. Além disso, auxilia no desenvolvimento de habilidades sociais, como trabalho em equipe, cooperação, respeito e disciplina. “As crianças reagem muito bem, aprendem rápido e ficam felizes em aprender essa arte maravilhosa que é a capoeira”, completou o Contramestre.

Durante este mês de julho, os alunos de Evandro realizarão diversas apresentações na Festa Julina da Igreja Nossa Senhora das Graças, e mensalmente eles se reúnem para promover um encontro com todos os capoeiristas da cidade. “Não há palavras para descrever a satisfação de ser contramestre. Ver um sorriso no rosto das crianças, vê-las jogando na roda de capoeira e tratando todos na sociedade com muita educação, isso não tem preço”, explicou o entrevistado.

O contramestre Evandro ministra aulas de capoeira às terças e quintas no Jardim Itapuã, das 19h30 às 21h30, e todas as quartas no Jardim do Lago. Para começar a praticar essa atividade cultural sob a orientação desse profissional, basta entrar em contato pelo WhatsApp (19) 99489-0748.

Leia anterior

O SIGNO DE LEÃO  – O BRILHO

Leia a seguir

Inscrições para o Vestibular da Unicamp 2024 abrem nesta segunda, dia 31