Para ver um pouco do Coral da Guarda Civil Municipal de Valinhos, acesse vídeo no YouTube pelo link: https://youtube.com/watch?v=E_Hi-ZQkcrM&feature=share.
Entre o trabalho de segurança diário e seus horários de descanso, 13 guardas da Guarda Civil Municipal de Valinhos estão retomando os ensaios do coral da corporação para apresentação ao público. O foco no momento é o aniversário de Valinhos, no mês de maio, onde serão celebrados os 126 anos de elevação da cidade à categoria de Distrito de Paz. E a data já está marcada, dia 22, domingo, no CACC (Centro de Artes, Cultura e Comércio Adoniran Barbosa).
Atualmente, o coro de vozes da GCM é formado pelos inspetores Cleide e Edgar, e guardas Valéria, Andréia, Meire, Diane, Atus, Casemiro, Ironeide, Sandra, Dora, Marilene e Cristiano, sob a regência do maestro Orestes Casemiro, pai do tenor Casemiro, e apoio do professor e músico Ramon Souza.
Os encontros para afinar as vozes ocorrem pelo menos duas vezes por semana, na própria base da Guarda Civil Municipal, e quem conta sobre isso é a responsável pelo coral, Valéria Matos. “Os dias dos ensaios são agendados e alguns integrantes se estendem voluntariamente após o turno de trabalho para participar dos encontros. Isso nos dá força para fazer o melhor nos ensaios”, destacou.
O Coral da Guarda Civil Municipal de Valinhos surgiu no ano passado, por ocasião das comemorações aos 38 anos da corporação, onde foi realizada a primeira apresentação ao público, com a presença da prefeita Capitã Lucimara Godoy e diversas autoridades. E a repercussão foi muito positiva, que logo em seguida, o coro de guardas foi convidado para cantar nas Igrejas Sara Nossa Terra e Família da Fé, ambas em Valinhos, além das apresentações de Natal no Coreto Municipal, no Largo São Sebastião.
“Nosso primeiro repertório incluiu as canções Soldado Ferido, O Escudo, Além do Rio Azul, e claro, Parabéns a Você, parabenizando nossa querida corporação. Atualmente estamos introduzindo algumas Músicas Populares Brasileiras e também o Hino de Valinhos, totalizando cerca de 10 coletâneas”, explicou Valéria.
O comandante da Guarda Civil Municipal de Valinhos, Aparecido Ignácio, destacou a satisfação que é ter dentro da corporação pessoas predispostas e voluntárias para oferecer muito mais do que a função de guarda municipal exige. “É uma mudança de olhar que estamos conquistando a cada dia, pois além de seguranças da sociedade, são pessoas preocupadas em levar um pouco de paz e alegria para o cidadão e suas famílias”, destaca o comandante.