Cristo do Tamanho de um Grão de Areia: Campinas imprime escultura 410 mil vezes menor que a original

Versão microscópica do Cristo Protetor é impressa em Campinas com tecnologia de ponta capaz de criar estruturas invisíveis a olho nu para aplicações científicas e médicas

Foto: Imagem Ilustrativa

No Centro de Tecnologia da Informação Renato Archer, em Campinas (SP), foi impressa em 3D uma versão microscópica do Cristo Protetor de Encantado (RS). Com apenas 106 micrômetros — menor que um grão de areia e até mesmo que algumas bactérias — a escultura chega a ser 410 mil vezes menor que a estátua original, que mede 43,5 metros e é a maior do Brasil. Os detalhes do modelo são invisíveis a olho nu, sendo possível observá-los apenas por microscopia eletrônica.

A microescultura foi produzida como parte de testes e calibração de um equipamento de altíssima precisão, o único do tipo no Hemisfério Sul, adquirido por 430 mil euros, cerca de R$ 2,7 milhões. A máquina é capaz de criar estruturas complexas para diversas áreas, como telecomunicações, medicina e biotecnologia, usando uma tecnologia de impressão que sintetiza polímeros em uma resina líquida a partir de pulsos ultrarrápidos de laser.

A plataforma permite alcançar uma resolução de até 220 nanômetros na horizontal e 550 nanômetros na vertical, medidas que são dezenas de vezes menores que a espessura de um fio de cabelo. O material utilizado tem propriedades luminescentes para facilitar a visualização e o manuseio das estruturas minúsculas.

Além do Cristo, já foram impressos outros modelos em escala microscópica, como uma réplica da Torre Eiffel. A tecnologia também é aplicada na produção de estruturas para cultivo celular, vasos sanguíneos artificiais e simulações de tecidos moles e ossos, abrindo caminho para avanços significativos na pesquisa científica e no desenvolvimento de soluções para a saúde.

Leia anterior

Amparo lança álbum de figurinhas para celebrar 196 anos com história, cultura e solidariedade

Leia a seguir

SBT exibe episódios raros de “Chaves” e reacende a nostalgia dos fãs