No décimo módulo, a capacitação se concentrará em ensinamentos sobre planos de negócios, destacando a importância da ação coletiva e da organização em rede de cooperação turística
A cidade de Valinhos, conhecida como parte do Circuito das Frutas no Estado de São Paulo, está se destacando no turismo de visitação em propriedades rurais. Em um esforço conjunto, a Prefeitura, em parceria com o Sindicato Rural e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR), concluiu com sucesso um curso abrangente em 2023, visando capacitar agricultores e proprietários com potencial turístico.
O Programa “Turismo Rural – Agregando Valor à Propriedade” teve a participação ativa do Departamento de Turismo da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação. Durante 9 meses, os participantes adquiriram conhecimentos essenciais distribuídos em diversos módulos, abrangendo desde oportunidades de empreendimentos até a consolidação do programa.
A aula de conclusão, realizada na propriedade ‘Tons da Terra’ no bairro Alpinas, foi um evento especial aberto aos convidados, incluindo as anfitriãs Maria Júlia da Silva e Sousa e Maria Regina da Silva e Sousa. Ambas atuam no turismo de contemplação, buscando criar um espaço para troca de conhecimentos e vivências em contato com a natureza.
O instrutor do SENAR, Eduardo Bettin, destacou que o jantar de conclusão, parte do nono módulo, foi um festival gastronômico que enfatizou o trabalhador rural e a cultura do figo. O cardápio inovador trouxe a fruta em praticamente todos os pratos, marcando o encerramento de uma etapa importante do curso.
No décimo módulo, a capacitação se concentrará em ensinamentos sobre planos de negócios, destacando a importância da ação coletiva e da organização em rede de cooperação turística. O programa continuará em 2024 com cursos complementares, incluindo monitoria de turismo, turismo rural pedagógico, promoção e comercialização de destinos turísticos, e vendas online.
Além dos cursos de capacitação, Valinhos integra o Mapa Turístico Brasileiro desde 2022, reativou o Conselho Municipal de Turismo (Comtur) e participa do Programa de Regionalização do Turismo, promovido pelo Ministério do Turismo. A cidade também incentiva o cadastro no “Cadastur” do Ministério do Turismo, entre outras ações.