Obra recebe investimento de R$ 1,3 milhão com recursos próprios da autarquia de Valinhos


O Departamento de Águas e Esgotos de Valinhos (DAEV) iniciou a construção de uma nova Estação Elevatória de Esgotos (EEE) para atender cerca de 10,5 mil moradores da região do Parque das Colinas. A obra começou em 28 de fevereiro e conta com investimento de R$ 1,3 milhão em recursos próprios da empresa pública.
Com o crescimento populacional e o aumento no volume de esgoto gerado, a atual estrutura da região já não suportava a demanda, causando transtornos operacionais e impactos ambientais. Para resolver o problema, a nova gestão do DAEV, sob o governo do prefeito Franklin Duarte de Lima, priorizou o projeto como parte de um plano de modernização do saneamento básico em Valinhos.
“A construção dessa nova estação é o início de um novo tempo para o saneamento da cidade. Estamos tirando do papel projetos que há anos a população aguardava”,
afirma Luiz Mayr Neto, diretor-presidente do DAEV.
Tecnologia moderna e mais segurança
A nova Estação Elevatória contará com bombas de alto rendimento, que exigem menos manutenção e têm menor consumo de energia. O sistema será equipado com gerador próprio, garantindo funcionamento contínuo mesmo em casos de queda de energia, e atenderá às normas atuais de segurança, oferecendo mais proteção aos servidores responsáveis pela operação.
“Essa é uma estrutura mais eficiente, sustentável e segura. Vai beneficiar diretamente mais de 10 mil pessoas em diversos bairros da cidade”,
destaca Ricardo Gardin, diretor de Engenharia do DAEV.
A capacidade de bombeamento para a Estação de Tratamento de Esgotos Capuava (ETE-Capuava) também será ampliada, aumentando a eficiência do sistema como um todo.
Bairros atendidos pela nova elevatória
A nova EEE atenderá os seguintes bairros:
- Parque das Colinas
- Vale Formoso I, II e III
- Vale do Frutal
- Vale das Figueiras
- Alvorada
- Riveira Dolce Vitta
- Morada do Vale
- Condomínio Tabatinga
- Ana Carolina
- Nova Espírito Santo
- Iporanga
Com a ampliação do sistema de esgoto em Valinhos, o DAEV reforça seu compromisso com a melhoria da infraestrutura urbana e o desenvolvimento sustentável da cidade.