Previsão é que a obra seja concluída em oito meses
O Departamento de Águas e Esgotos de Valinhos (DAEV) deu início, em maio, à última etapa da duplicação da adutora do Rio Atibaia, que capta água bruta para a Estação de Tratamento de Água (ETA II). Com essa obra, serão adicionados mais 2 mil metros de tubulação por gravidade em área rural, visando aumentar a flexibilidade operacional e fortalecer o sistema de abastecimento da cidade, beneficiando cerca de 60% da população.
Até o momento, aproximadamente 600 metros de tubos já foram instalados. A previsão é que a obra seja concluída em oito meses. A Conesan é a empresa responsável pela execução, selecionada através da Tomada de Preços nº 08/2023.
Em 2023, a DAEV completou a primeira etapa da segunda linha da adutora, utilizando tubos de ferro fundido com diâmetro de 400mm e uma extensão total de 3.838 metros. Desse total, 2.200 metros foram construídos por gravidade e 1.638 metros em trecho de recalque. Essa fase inicial permitiu aumentar a captação em 90 litros por segundo, somando 7,7 milhões de litros adicionais por dia, alcançando a outorga de 340 litros por segundo no Rio Atibaia, anteriormente limitada a 240 litros por segundo.
Essa expansão foi crucial para o reforço hídrico de Valinhos, permitindo à cidade superar o período de estiagem do último ano com os mananciais internos mantendo mais de 90% de sua capacidade total. “A duplicação do trecho da adutora foi fundamental para garantir a segurança hídrica de Valinhos durante a estiagem,” destacou Claudio Weimar Alonso, presidente do DAEV.