Cidadão Honorário de Valinhos adotou Valinhos como fonte de inspiração
Em homenagem ao Dia do Sertanejo, comemorado na quarta-feira (3), o Jornal Terceira Visão reverencia um dos mais consagrados autores da música sertaneja brasileira, com mais de 400 canções gravadas, o compositor Darci Rossi escolheu Valinhos para fixar residência em 1998.
Dono de um extraordinário talento Darci foi um dos mais respeitados compositores sendo responsável pelos maiores sucessos da dupla Chitãozinho e Xororó, João Paulo e Daniel, João Mineiro e Marciano, Zezé de Camargo e Luciano, entre tantos outros.
Darci Rossi nasceu em 1947, em Guaxupé – MG, filho de João Rossi e Natercia Boldrini Rossi. Apesar de gostar de música sertaneja, sua paixão mesmo era com a poesia, e sempre nas horas vagas estava a escrever.
Trabalhando como gerente de Banco, Darci recebeu na agência os paranaenses, Chitãozinho e Xororó, que estava começando a carreira e depois de muita prosa ele mostrou alguns de seus versos, que entusiasmou a jovem dupla pela qualidade. Chitãozinho e Xororó pediram que ele fizesse uma música e assim nascia oficialmente o compositor Darci Rossi.
O primeiro sucesso do compositor foi a música “60 dias apaixonado” e a partir daí não parou mais. Darci Rossi chegou a gravar dois discos, mas sua vocação mesmo era compor.
Foi um dos principais responsáveis para que as rádios FM aceitassem a música sertaneja, abrindo o caminho e espaço para esse gênero musical, com a música Fio de Cabelo, gravada por Chitãozinho e Xororó que vendeu mais de 1,5 milhão de discos.
Darci foi casado com Sonia Maria Guidollin, com quem teve quatro filhos: Marcelo, Elton, Lisandra e Fernanda. Desde 1998, a família transferiu-se para Valinhos com a compra de uma chácara no bairro Country Club onde Darci Rossi gostava de receber os amigos, muitos artistas e fazia música de excelente qualidade, encantando a todos.
Em janeiro de 1997, Darci Rossi morreu, aos 70 anos, devido a uma infecção pulmonar e foi enterrado no Cemitério São João Batista, em Valinhos. Mas, suas músicas ainda são ícones e sucessos no mundo sertanejo, e atravessa gerações.
Em 2009, foi homenageado com a concessão do título de cidadão honorário do município de Valinhos e em 2010, com o Diploma de Mérito Cultural e Artístico Adoniran Barbosa, também concedido pela câmara de Valinhos.
Darci Rossi dá nome ao Teatro, da Câmara Municipal, que em 2022 foi totalmente revitalizado.