Decreto estende validade para chamamento até 2024

Administração Municipal afirma que chamará “de acordo com as necessidades da Secretaria de Segurança Pública”

Prorrogado por meio do Decreto n° 11090/2022, feito pela prefeita Lucimara Godoy, com validade até 18 de fevereiro de 2024, o concurso para a Guarda Civil Municipal (nº03/2019), realizado em 2019, ainda não teve seu chamamento realizado e a Prefeitura não respondeu por quê. Em questionamento enviado pelo Jornal Terceira Visão, o Executivo limitou-se a dizer o óbvio: que o chamamento ocorrerá de acordo com as necessidades da Secretaria de Segurança Pública.

Acontece que a mesma Secretaria apontou que o índice de assaltos, estupros e furtos aumentou em 25% nos dois primeiros quesitos e 52% no último. Na semana passada houve assalto em um condomínio de luxo da cidade. Os seis integrantes da quadrilha fugiram e ninguém foi preso. Recentemente, funcionários da UPA voltaram a sofrer violência e solicitações de um guarda no local não são atendidas.

Portanto, demanda para aumento de efetivo, existe. E elas são necessidade da população de Valinhos, não da SSP. No mesmo período houve compras de armas, aquisição de “sistemas de vigilância inteligentes” e locação de viaturas. Em resposta, a Administração Municipal afirmou que, “há, contudo, um processo em trâmite para a contratação de dez guardas civis municipais”.

Leia anterior

Asfalto “esfarelando” causa risco na Rua Clark

Leia a seguir

Novembro Azul – já agendou seus exames?