

A Defesa Civil do Estado de São Paulo emitiu nesta terça-feira (10) um alerta de atenção para cidades da região de Campinas, incluindo Valinhos, devido ao grande volume de chuvas acumulado nos últimos dias. O aviso tem como base dados do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden).
Segundo o levantamento, Valinhos registrou 106,4 milímetros de chuva nas últimas 72 horas, índice considerado elevado e que aumenta o risco de ocorrências como enchentes e movimentos de massa — os deslizamentos de terra — principalmente em áreas de encosta e locais com solo encharcado.
Com o acumulado, o município está entre as cidades monitoradas pelo Estado em nível de atenção, junto com outros municípios da região. O solo saturado pela chuva contínua reduz a estabilidade de terrenos e pode provocar quedas de barreiras, além de aumentar o risco de queda de árvores e postes.
A Defesa Civil orienta moradores de áreas próximas a morros e encostas a ficarem atentos a sinais de risco dentro e fora das residências, como rachaduras em paredes, portas e janelas desalinhadas, inclinação de árvores, postes tortos e afundamento do solo.
Em caso de sinais de movimentação de terra ou alagamentos, a recomendação é deixar o local imediatamente e acionar os órgãos de emergência. A população também deve evitar trafegar por vias alagadas e permanecer atenta aos avisos oficiais.
Quer saber as últimas notícias de Valinhos, siga o nosso Instagram: https://www.instagram.com/jornalterceiravisao/