Defesa de Bolsonaro pede suspensão de audiências sobre trama golpista ao STF

Advogados alegam falta de acesso completo às provas antes de depoimentos de testemunhas no inquérito que apura tentativa de golpe de Estado

A defesa do ex-presidente Jair Bolsonaro pediu nesta terça-feira (13) ao ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), a suspensão das audiências de testemunhas no processo que investiga a trama golpista que tentou impedir a posse de Luiz Inácio Lula da Silva para o terceiro mandato presidencial.

O início dos interrogatórios das testemunhas de acusação e defesa do chamado “núcleo 1” da investigação está previsto para a próxima segunda-feira (19). Entre os primeiros a depor estão o ex-comandante do Exército Freire Gomes e o ex-comandante da Aeronáutica Batista Júnior.

Falta de acesso às provas

Os advogados de Bolsonaro argumentam que a defesa ainda não teve acesso completo ao material probatório, mesmo após determinação de Moraes para que a Polícia Federal (PF) disponibilizasse todos os documentos. Segundo a defesa, sem esse acesso, não há como garantir um processo justo.

“Iniciar a instrução sem que a defesa conheça aquilo que não interessou à acusação é impedir que qualquer alternativa surja nos autos”, afirmaram os advogados.

Testemunhas de peso

Os principais depoimentos estão agendados para o dia 30 de maio, quando devem prestar esclarecimentos o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, o presidente do PL, Valdemar Costa Neto, e o deputado federal e ex-ministro da Saúde Eduardo Pazuello — todos indicados como testemunhas por Bolsonaro.

Réu por tentativa de golpe

Em março de 2025, o ex-presidente e mais sete aliados tornaram-se réus no STF por envolvimento na suposta tentativa de golpe de Estado. Eles respondem pelos crimes de:

  • Organização criminosa armada
  • Tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito
  • Golpe de Estado
  • Dano qualificado por violência e grave ameaça
  • Deterioração de patrimônio tombado

O processo é um dos mais relevantes da atual conjuntura política brasileira e pode ter desdobramentos significativos para o futuro político de Bolsonaro e aliados.

Leia anterior

Polícia Civil prende em flagrante responsável por tabacaria em Vinhedo por tráfico de drogas e venda ilegal de cigarros eletrônicos

Leia a seguir

Câmara tenta reverter no STF suspensão parcial de ação contra deputado Ramagem